O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde desta segunda-feira (8), o Alerta n.º 52.496, na cor vermelha (grande perigo), sobre chuvas e ventos fortes. Foz do Iguaçu e região estão inseridas na área de cobertura do aviso.
Leia também:
Semana começa com chuva em Foz do Iguaçu — saiba a previsão
De acordo com o Inmet, o alerta permanecerá em vigor até as 23h59 de terça-feira (9). No período, há possibilidades de chuva acima da média (até 100 milímetros/dia), ventania (rajadas de até 100 quilômetros por hora) e eventual queda de granizo.
A área de abrangência inclui, no Paraná, cidades como Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco e União da Vitória. O alerta cobre, ademais, a maior parte dos territórios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Conforme a Defesa Civil de Foz do Iguaçu, o tempo severo se deve a um ciclone extratropical incidindo sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
O órgão pede à população que evite áreas de risco e vias alagadas, bem como redobre a atenção no trânsito e não estacione perto de torres e placas. Além disso, as recomendações incluem procurar abrigo seguro e retirar aparelhos das tomadas.
Em Foz do Iguaçu, a Defesa Civil atende pelo telefone 199. Outros contatos úteis: Guarda Municipal (153), Corpo de Bombeiros (193) e Companhia Paranaense de Energia (0800 51 00 116).
Cabe recordar que os alertas emitidos pelo Inmet servem como medida de precaução. Como a área de cobertura é grande, é possível que os fenômenos ocorram somente em parte das regiões mencionadas.

