Meteorologia prevê chuva para o fim de semana em Foz do Iguaçu

Frente fria deslocou nuvens de chuva para a região trinacional; há alerta amarelo em vigor para sexta (13) e sábado (14).

O fim de semana poderá ter chuva em Foz do Iguaçu e fronteira, devido à entrada de uma nova frente fria, que deslocou nuvens carregadas para a região trinacional.

Leia também:
Itaipu divulga resultado da gincana contra a dengue em Foz do Iguaçu

Por precaução, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu o Alerta n.º 49.220, na cor amarela (perigo potencial). A sinalização é quanto à possibilidade de chuva acima da média entre as 10h de sexta (13) e a madrugada de sábado (14).

Alerta amarelo de chuva emitido pelo INMET inclui a região de Foz do Iguaçu
Alerta amarelo de chuva emitido pelo INMET

Já o boletim do Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, projeta 11 milímetros de chuva para sexta e 5.7mm para sábado. Para domingo (15), a estimativa é de tempo firme. Ao longo das próximas 72 horas, as temperaturas oscilarão entre 21°C e 29°C.

Próximos dias em Foz do Iguaçu.
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, indicam “chuva forte e trovoada” para sexta e “pancadas de chuva de manhã” no sábado, com sol entre nuvens no domingo e jornada ensolarada na segunda.

A Metsul Meteorologia considera que praticamente toda a chuva ficará concentrada na sexta (38mm), com apenas 0.4mm no sábado e sol no domingo. A máxima prevista pela empresa gaúcha é de 32°C para o fim de semana em Foz do Iguaçu.

Chuva nas Cataratas do Iguaçu

Às 11h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 4.450 metros cúbicos por segundo (m³/s), três vezes maior que o referencial padrão de 1.500m³/s.

Vazão de água nas Cataratas.
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

A tendência é de continuidade da redução, após volume seis vezes acima do normal devido ao acumulado de chuva na bacia. Na Estação Porto Capanema, localizada no trecho superior do Rio Iguaçu, a vazão segue caindo e já está abaixo de 4.000m³/s.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.