O fim de semana prolongado de Finados (2/11) tem projeção de ocupação superior a 75% na hotelaria de Foz do Iguaçu. Para atender à demanda, os principais atrativos turísticos da cidade trabalharão com horário ampliado.
Muitos dos viajantes vão chegar à fronteira já nesta sexta-feira (30), que começou com céu encoberto na Terra das Cataratas. No sábado (31), o Sol deverá predominar, com pancadas de chuva no domingo (1.º) e chuvas mais consistentes na segunda (2).
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a segunda-feira tem previsão de 26.9 milímetros de chuva em Foz do Iguaçu, o que pode atrapalhar atividades ao ar livre, como as tradicionais visitas aos cemitérios.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, projetam até temporais entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, com acumulado de quase 40 milímetros. As temperaturas oscilarão entre 17°C e 31°C na fronteira.
Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu abre mais cedo no feriado de Finados
Por outro lado, a Metsul Meteorologia estima apenas chuva fraca para a segunda-feira em Foz do Iguaçu. A empresa gaúcha prevê temporal para quarta-feira (4), que poderá registrar até 43.6 milímetros na região trinacional.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 7h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 8.370 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal medição representa fluxo 5,5 vezes acima do habitual para o trecho do rio em Foz do Iguaçu, que gira em torno de 1.500m³/s.

Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de elevação. Conforme os registros, a vazão vem subindo desde a meia-noite, quando estava em 7.720m³/s.
Já na estação Porto Capanema, localizada acima de Foz do Iguaçu, o pico na medição ocorreu às 23h de quinta-feira (29), com 8.280m³/s. A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, de 15 a 20 horas para começar a chegar às Cataratas.

