Junto com a chuva, o frio. Inmet divulga alerta laranja para “declínio de temperatura”

Choveu, como previam os serviços de meteorologia. Chuva fraca, que não ajuda em quase nada a melhorar o nível dos rios, mas pelo menos molha os jardins e, especialmente, umidifica o ar. O que faz muito bem à saúde.

Já o friozinho que a chuva trouxe não é muito bom pra saúde, porque a temperatura baixou muito rapidamente. Tanto que o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou “alerta laranja” para todo o Paraná, porque a queda foi superior a 5 graus.

Em Foz, a máxima desta quinta não passa de 20 graus. E a mínima varia de acordo com cada serviço: pode ser de 11, 16, 18, 20 ou 21 graus (uma variação irritante, mas mostra a coerência no sentido de que de fato o friozinho chegou).

E pra sexta-feira, 7? Não se irrite, mas previsões também são diferentes, bem diferentes na questão de mínimas e máximas. Mas vale repetir: o friozinho continua. Vamos lá, serviço por serviço:

Simepar: nesta sexta, mínima de 7 e máxima de 21 graus. Os meteorologistas do Simepar apostam num frio de inverno, pra amanhã.

AccuWeather: 10 graus de mínima e 21 de máxima. Também temperaturas de inverno, em Foz.

Climatempo: olha só a mínima: 7 graus. Além de apostar no frio, empate técnico com a previsão do Simepar. Na máxima, um pouco mais quente: 23 graus.

CPTEC/Inpe: mínima de 9, máxima de 21 graus. Já são três coincidindo na temperatura máxima.

Inmet: mínima de 10, máxima de 25 graus. Isto é, frio também presente, embora menos hibernal.

E a chuva, continua? Aí há unanimidade: pra sexta, tempo bom, céu aberto. E deve prosseguir assim durante o final de semana inteiro.

As temperaturas permanecem baixas. Podem variar de 11 a 17 graus (mais uma vez, depende do que cada meteorologista acredita). Máximas também são pouco típicas de Foz. Só o Inmet aposta em 30 graus, no domingo. Mas todos preveem uma elevação na temperatura, de sábado pra domingo.

Não há previsão de chuva a perder de vista.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.