Por enquanto, tudo tranquilo na imagem de satélite do Simepar. Frio deve começar na virada entre terça (27) e quarta (28).

Meteorologia prevê onda de frio para os próximos dias em Foz do Iguaçu e região

Se você gosta de temperaturas amenas, aproveite o “veranico” deste fim de semana, com mínima de 17°C e máxima de 27°C para domingo (25) em Foz do Iguaçu. Na virada de terça (27) para quarta-feira (28), uma supermassa de ar polar deve começar a atingir a região de fronteira, derrubando os registros nos termômetros.

ATUALIZAÇÃO – 27/07: Supermassa de ar frio já está no Oeste do Paraná.

O primeiro alerta sobre o fenômeno foi dado pelo site Metsul Meteorologia, que estima que a massa “tem potencial para ser uma das mais intensas deste século a alcançar o território nacional”. A possibilidade é de temperaturas negativas mesmo em locais pouco habituados a isso, o que pode gerar extremos como geadas, chuva congelada ou neve.

Para Foz do Iguaçu, a Metsul prevê mínima de 5°C na quarta, 1°C na quinta (29), 0°C na sexta (30) e 3°C no sábado (31). O ajuste fino, entretanto, ainda depende de fatores como se realmente o ar frio vai chegar com a intensidade projetada até a latitude 25 (a nossa), bem como a pontos mais ao norte.

Pelo sim, pelo não, o Simepar, serviço oficial de meteorologia do Paraná, prevê para a Terra das Cataratas mínima de 6°C na quarta, 3°C na quinta, 1°C na sexta e 4°C no sábado, com geada em pelo menos três dias. A estimativa do instituto pode ser vista na tabela abaixo:

Imagem: Reprodução / Simepar.

O CPTEC, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), também prevê frio a partir da virada de terça para quarta-feira, com -1°C na quinta. Serviços privados como o Climatempo alertam para risco de geadas diárias entre quarta e sábado. Já a tabela da Somar Meteorologia estima geada a partir de quinta, também com -1°C de temperatura mínima.

Dicas práticas: aproveite o calorzinho que ainda devemos ter até terça para deixar a limpeza de cobertas e casacos em dia. Se o frio chegar com a intensidade prevista, cuide também dos animais domésticos, providenciando locais protegidos do vento. Pode ser que a meteorologia não acerte, mas é sempre bom prevenir.

ATUALIZAÇÃO – Nota da Defesa Civil:

Sobre as informações veiculadas recentemente no site Metsul e outros serviços em relação a uma massa de ar polar com temperaturas extremamente baixas, a Defesa Civil do Paraná esclarece o que segue:

“As informações trazem dados de previsões baseadas em modelos matemáticos que refletem as temperaturas em altitudes de aproximadamente 1.500 metros. Ressalta-se o fato que em grandes altitudes as temperaturas são mais baixas, sendo que mais próximo à superfície não se traduzem no mesmo valor.

Nesse contexto cabe informar à população que teremos uma massa de ar polar entrando no Estado, trazendo temperaturas mais baixas. Entretanto, por mais que a temperatura caia, não deve permanecer dentro dos padrões típicos de inverno do Sul do país. Isso quer dizer que os invernos não tão frios que tivemos recentemente refletem padrão atípico para o inverno de nossa região.

Mesmo assim a Defesa Civil Estadual permanece atenta e monitorando esses possíveis eventos severos a fim de avisar e apoiar a população do Estado”.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.