Meteorologia prevê chuvas para o fim de semana em Foz do Iguaçu

Temperaturas permanecerão amenas na Terra das Cataratas, com possibilidade de frio somente a partir de terça-feira (9).

Apoie! Siga-nos no Google News

Apesar do alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontando risco de temporais em parte das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná nesta sexta-feira (5), boletins atualizados pela manhã, por Simepar, Climatempo e Metsul, indicam baixa probabilidade de ocorrência de chuvas acima da média ao longo do dia em Foz do Iguaçu.

Alerta laranja emitido pelo Inmet para esta sexta-feira (5)
Alerta laranja emitido pelo Inmet para esta sexta-feira (5)

Imagens do satélite GOES16, disponibilizadas pelo Simepar, mostram que a tendência é de instabilidade maior em áreas do Sul do Paraguai, províncias argentinas de Misiones e Corrientes e partes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde há risco de acumulado de cem milímetros de chuva e rajadas de vento de até cem quilômetros por hora.

Imagem do satélite GOES16 às 8h40 desta sexta-feira (5). Fonte: Simepar
Imagem do satélite GOES16 às 8h40 desta sexta-feira (5). Fonte: Simepar

Para a Terra das Cataratas, especificamente, o Simepar prevê predomínio de nuvens para esta sexta, com temperaturas entre 20°C e 28°C. O sábado (6), também com céu encoberto, terá 21°C pela manhã e 27°C à tarde. Já o domingo (7), com termômetros entre 20°C e 28°C, tem previsão de 10.5mm de precipitações.

Gráfico: Simepar
Gráfico: Simepar

O site Climatempo vê chances de pancadas de chuva em todo o período entre sexta e segunda (8), com até 40mm. A Metsul Meteorologia indica chuvas rápidas para sexta, domingo e segunda, com acúmulo de 22.7mm. Todos os serviços coincidem em queda na temperatura de terça-feira (9) em diante, com possíveis registros na faixa dos 10°C.

Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 1.990 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de um terço acima do referencial padrão de 1.500m³/s. Para as próximas horas, a tendência é de aumento no volume do Rio Iguaçu na fronteira.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.