Outono 2024: confira a previsão para o Oeste do Paraná

Segundo o Simepar, estação será influenciada pelo fenômeno La Niña; início está marcado para a 0h06 desta quarta (20).

Apoie! Siga-nos no Google News

Um outono influenciado pelo fenômeno global La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico na região equatorial e afeta o regime de ventos na América do Sul. É o que prevê o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, em material divulgado à imprensa.

Leia também:
Veja a previsão do tempo para a semana em Foz do Iguaçu

A estação terá início oficial à 0h06 desta quarta-feira (20), com término às 17h51 do dia 20 de junho. Até lá, o período será de transição para o inverno, com queda gradual nas temperaturas, mas períodos de “veranico” em quase todas as regiões paranaenses.

Médias históricas do outono, por região do Paraná. Gráfico: Simepar
Médias históricas do outono, por região do Paraná. Gráfico: Simepar

Quanto às chuvas, apenas o litoral e a região metropolitana de Curitiba terão volumes dentro da média, com as demais áreas do estado devendo apresentar um outono menos chuvoso que os registros dos últimos anos.

“Estão previstos períodos de tempo seco, os chamados veranicos, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, característicos da estação”, observa o meteorologista Reinaldo Kneib, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN).

Para o Oeste do Paraná, segundo Kneib, “a temperatura média do ar tende a ficar entre próxima e ligeiramente acima da normalidade climatológica”.

O Simepar aponta que maio costuma ser o mês mais chuvoso do outono no Paraná, com o registro das primeiras geadas. O sistema de Alerta Geada, precisamente, entrará em operação no referido mês, emitindo avisos com até 72 horas de antecedência.

Em relação aos cultivos agrícolas, a projeção do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) é de boa produtividade para o milho (segunda safra) e de desenvolvimento normal para o trigo.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.