Moradores de Foz do Iguaçu usando casacos em pleno mês de outubro? Nos últimos dias, os termômetros chegaram a marcar 12°C na Terra das Cataratas. O inusitado frio fora de época, porém, já está de saída.
Leia também:
Seis dicas de passeios e atividades para aproveitar o Dia das Crianças em Foz do Iguaçu
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a mínima prevista para os próximos sete dias não ficará abaixo dos 15°C. As máximas, por sua vez, não passarão dos 30°C, mantendo ares de primavera na região trinacional.
Conforme o boletim do Simepar, sexta (10) e sábado (11) terão predomínio de sol em Foz do Iguaçu. Entretanto, o domingo (12), Dia das Crianças, deverá ser chuvoso, com acumulado de até 36.4 milímetros, volume considerável para uma única jornada.
Já o site Climatempo indica ainda mais chuva para domingo, 79.1mm, com “temporal de manhã e à tarde”. A Metsul Meteorologia vai na mesma linha, projetando até 89.3mm para o feriado de 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida).
Se confirmada, portanto, a previsão de chuva deverá inviabilizar as atividades ao ar livre organizadas para as celebrações religiosas e de Dia das Crianças em Foz do Iguaçu e região. Desde já, prepare um plano B.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.030 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal medição significa fluxo cerca de um terço abaixo do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.
Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. Conforme os registros, o pico do atual ciclo ocorreu às 22h da noite anterior, com vazão de 1.420m³/s.

Por outro lado, na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, o fluxo chegou a cair para 577m³/s na noite passada. Durante a madrugada, contudo, voltou a crescer e chegou à faixa de 1.400m³/s às 4h.
A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.