Veja a previsão para o inverno 2023 em Foz do Iguaçu e região

Estação começa às 11h58 desta quarta-feira (21), com duração até 22 de setembro; influência do fenômeno El Niño será sentida no Paraná.

Apoie! Siga-nos no Google News

Estação mais fria do ano, com características de dias mais curtos e noites mais longas, o inverno terá início, oficialmente, às 11h58 desta quarta-feira (21). De acordo com o Simepar, serviço de meteorologia do Paraná, a influência do fenômeno El Niño poderá ser fortemente sentida em território paranaense.

Leia também:
Outono se despede com frio em Foz do Iguaçu – veja a previsão

Registrado na região equatorial do Oceano Pacífico, próximo à costa do Peru, o El Niño provoca o aquecimento das águas e altera o regime de ventos em grande parte da América do Sul. Especificamente para 2023, a tendência para o inverno no Paraná é de chuvas dentro da média e poucas ondas de frio extremo.

“Considerando as informações disponíveis até o momento, são esperadas poucas ondas de ar frio e seco, que provocam a queda acentuada das temperaturas, formando as condições propícias a geadas”, avalia o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN).

Segundo Kneib, a intensidade do El Niño (que poderá ser um dos mais fortes dos últimos anos) favorecerá a ocorrência de veranicos, períodos de vários dias com tempo seco e quente. A região de Foz do Iguaçu e as porções Noroeste e Norte do Paraná estão entre as áreas com maior probabilidade de sequências de dias quentes durante a estação.

Até o final do inverno, o Simepar emitirá previsões de geadas para todas as regiões, por meio do serviço Alerta Geada, disponível também no site do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (www.idrparana.pr.gov.br) e no aplicativo IDR Clima, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play e App Store.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.