A manhã de segunda-feira (18) começou com muito calor e umidade em Foz do Iguaçu, trazendo desconforto já nas primeiras horas do dia. A temperatura oficial às 8h, segundo o Simepar, era de 27°C, com sensação térmica próxima aos 30°C.
Leia também:
Mapas do Google mostram “túnel do tempo” em Foz do Iguaçu
De acordo com o órgão de meteorologia do Paraná, a máxima à tarde, com predomínio de nuvens, será de 33°C. Outras fontes, contudo, projetam registros mais altos. Para a Metsul, Foz do Iguaçu poderá ter até 39°C por volta das 15h.
Ao longo da semana, estão previstas condições de chuvas, com pancadas na terça (19) e dias chuvosos na quarta (20) e na quinta (21). A tendência apontada pelo Simepar é de diminuição do calor a partir de quarta, com máximas na faixa dos 29°C na fronteira.
O site Climatempo indica céu parcialmente encoberto e pico de 34°C nesta segunda, com pancadas de chuva na terça, possibilidade de temporal na tarde de quinta e continuidade do tempo instável até sexta-feira, com estabilização no fim de semana.
Já a Metsul estima chances de chuvas em todos os dias até sexta, com maior volume (10.1 milímetros) na quinta e tardes mais quentes na segunda (39°C) e na terça (38°C). Para sábado (23) e domingo (24), a projeção é de tempo firme e máximas de 33°C.
Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia, era de 986 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de um terço abaixo do referencial padrão de 1.500m³/s.
A tendência para as próximas horas é de redução, tendo em vista os valores inferiores a 500m³/s reportados, na noite de domingo (17), na estação Porto Capanema, localizada águas acima no Rio Iguaçu.
Lugarzinho quente. Até banca de jornal tem ar condicionado. Muita umidade e se junta com o calor. Dá até mal estar.