A segunda-feira (27) começou com sol entre nuvens, alta umidade e temperaturas na faixa dos 23°C em Foz do Iguaçu. Para o período da tarde, há chances de pancadas de chuva na região trinacional de fronteira, com acumulado de 6.1 milímetros.
Leia também:
Caravana do governo federal chega a Foz com anúncios de convênios e serviços
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, há possibilidades de chuvas também para terça (28). De quarta (29) até sexta (31), o tempo deverá ficar firme na Terra das Cataratas, com novas chuvas previstas apenas para o fim de semana.
O sábado (1.º), precisamente, deverá ser o dia mais chuvoso da transição entre outubro e novembro, com acumulado de até 30.1mm em Foz do Iguaçu. As temperaturas permanecerão em patamares primaveris, ainda sem o calor intenso do verão na fronteira.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, mostram panorama similar. O boletim do Climatempo indica, contudo, chance de “temporal à tarde e à noite” na terça-feira em Foz do Iguaçu. Para sábado, probabilidade de chuva forte.
Já a Metsul Meteorologia não prevê chuva significativa para sábado, que deverá ter somente 5.9mm de precipitações. Conforme a empresa gaúcha, as temperaturas oscilarão entre 12°C e 28°C durante a semana na região trinacional.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 9h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.800 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal registro representa fluxo 20% acima do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.
Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia, há tendência de redução. Conforme o monitoramento, o pico do atual ciclo ocorreu às 16h de domingo (26), com 2.560m³/s.

Por outro lado, na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão voltou a subir durante a madrugada. Às 6h, o fluxo estava em 2.390m³/s.
A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

