Na noite dessa quinta-feira (19), um vendaval que derrubou árvores e deixou imóveis sem energia atingiu a região de fronteira. O fenômeno ocorreu por volta das 19h30, afetando moradores de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e área metropolitana.
Leia também:
Foz do Iguaçu tem recorde de calor entre as cidades do Paraná
Na Terra das Cataratas, a Defesa Civil reportou queda de árvores em praticamente todas as regiões da cidade.
Na Vila Yolanda, duas árvores de grande porte foram abaixo. As equipes de emergência atenderam, ademais, a ocorrências de quedas no centro e nos bairros Maracanã, Jardim Central, Vila A e Ipê em Foz do Iguaçu.
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), pelo menos 1,2 mil unidades consumidoras continuavam sem energia por volta das 8h desta sexta-feira (20). Endereços no centro, como na Rua Almirante Barroso, permaneciam no escuro.
Tal como em Foz do Iguaçu, as cidades do lado paraguaio da fronteira foram duramente afetadas pela ventania. Em Ciudad del Este e Presidente Franco, bem como em Minga Guazú e Hernandarias, a estatal de energia seguia trabalhando para restabelecer o serviço.

Para esta sexta, há um alerta laranja para risco de tempestade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o Inmet, o aviso, com grau de perigo, permanecerá em vigor até o final da noite, abrangendo a totalidade do território do Paraná.
A previsão do tempo para os próximos sete dias em Foz do Iguaçu, elaborada pelo Simepar, está disponível no gráfico abaixo:

