Rádio Clube
H2FOZ
Início » Mundo PET » CastraPet volta a Foz do Iguaçu no fim de maio para 280 castrações

Mundo PET

CastraPet volta a Foz do Iguaçu no fim de maio para 280 castrações

Os procedimentos gratuitos serão feitos em cães e gatos de tutores cadastrados no município.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
CastraPet volta a Foz do Iguaçu no fim de maio para 280 castrações
O programa é mantido pelo Governo do Paraná, em parceria com os municípios - fotos: Divulgação/SEDEST
Google News iconSiga-nos no Google News

O CastraPet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) instalará a sua base de atendimento em Foz do Iguaçu, nos dias 26 e 27 de maio, no CTG Charrua. Serão realizadas 280 castrações de cães e gatos, machos e fêmeas, de tutores já cadastrados para o serviço.

Os procedimentos são prioritários para animais de pessoas de estratos populares e protetores independentes. Os tutores estão sendo informados da castração por telefone, segundo a prefeitura, que mantém convênio com o CastraPet Paraná.

Publicidade

Os cuidadores também são orientados sobre cuidados com os animais no pré e pós-operatório. A castração de animais contribui para o controle populacional e de doenças veterinárias, além de ajudar a reduzir o abandono e maus-tratos de pets.

A agenda de maio do CastraPet Paraná inclui nove cidade, com previsão de procedimentos em mais de dois mil animais, conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN). As intervenções, antes de um novo ciclo do programa, são possíveis devido a um saldo remanescente de insumos, expôs.

Conforme o governo do Paraná, as prefeituras precisam oferecer local adequado para a estrutura do CastraPet, dar o suporte na recepção e fazer os cadastros dos interessados previamente e com lista de reserva. E o município oferta 5% do valor conveniado em contrapartida.

A ação é mantida pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Foi criada em 2019, tendo como a principal proposta conter o aumento do número de animais abandonados nas ruas das cidades.

“O CastraPet já atendeu um número expressivo, mais de 70 mil animais”, informou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. “Conseguimos abrir mais uma agenda e dar seguimento a esse importante programa de saúde única”, completou.

Agenda do CastraPet em maio:

Dia 16: Arapoti
Dia 17: Siqueira Campos
Dia 18: Andirá
Dia 19: Cambé
Dia 20: Rolândia
Dias 22 e 23: Marechal Cândido Rondon
Dia 24: Medianeira
Dias 26 e 27: Foz do Iguaçu
Dias 29 e 30: União da Vitória

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    4 comentários em “CastraPet volta a Foz do Iguaçu no fim de maio para 280 castrações”

    1. Marcelo

      Essa iniciativa é ótima. A população de animais se um lar é muito grande. Na minha rua tem uns 7 a 10 gatos na rua sem dono.
      Muito triste.

    2. Santo Francisco ortiz

      Tenho dois gatos e preciso castrar eles

    3. Noemi Vieira

      Tenho 3 gatos ( 6 meses) para castrar

    4. Daiane santos

    Os comentários estão encerrado.