3 Coisas que os Brasileiros devem saber sobre ataques cibernéticos e seus riscos no país

O armazenamento de dados em servidores públicos faz com que os riscos aumentem, ou seja, as informações contidas nesses servidores acabam sendo alvo fácil para ataques.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Brasil é, sem dúvida alguma, o país da América Latina mais vulnerável a sofrer ataques cibernéticos de qualquer natureza e proporção. A sua incidência aumentou bastante em 2023, e a previsão é de que seja ainda maior neste ano.

Isso leva à pergunta: o que os brasileiros precisam saber para se prevenir de ataques de hackers E como os pequenos e grandes empresários devem se proteger a fim de evitar situações comprometedoras e perigosas?

O armazenamento de dados em servidores públicos faz com que os riscos aumentem, ou seja, as informações contidas nesses servidores acabam sendo alvo fácil para ataques. Esse guia irá explicar alguns dos aspetos mais importantes sobre a segurança cibernética no país.

O Uso de VPNs

Um ataque cibernético é definido como uma tentativa de danificar redes ou sistemas de segurança por parte de criminosos online. Quando se navega na internet, é preciso entender como fazer para se prevenir contra os cibercriminosos

As 3 coisas essenciais que todo brasileiro deveria saber sobre os ataques e riscos cibernéticos no Brasil são:

  • Os ataques de ransomware estão cada vez mais comuns.
  • A criação de um seguro cibernético é uma excelente opção para empresas.
  • O investimento em cibersegurança é crucial para o desenvolvimento do país.

Usar uma VPN pode ser bastante interessante e em certos casos, vital para a empresa. A VPN Argentina gratis é uma das ofertas encontradas no mercado nos dias de hoje e que vai ajudar o usuário a navegar e transferir dados sem grandes preocupações.

1. Ataques de Ransomware

O aumento de ataques cibernéticos no país ultrapassou a casa dos 160 bilhões de tentativas! E um dos principais ataques registrados foram os de ransomware, que podem ser resumidos a sequestro de dados online. Essa é uma forma de malware capaz de bloquear totalmente o acesso de qualquer usuário aos seus próprios arquivos e dados.

E existe nesses casos, até mesmo a cobrança de resgate dos dados feito por criptomoedas! Tudo é tão milimetricamente organizado e premeditado que o usuário fica sem saber como reagir. E acaba cedendo aos interesses dos criminosos, principalmente as grandes empresas que correm os maiores riscos nessas situações de ataques.

São milhares de técnicas totalmente aprimoradas pelos criminosos que fica até difícil de acreditar na capacidade que os mesmos têm de exercer tantos ataques pela internet, cada vez mais invasivos e maliciosos.

2. Criação de um Seguro Cibernético

Existe hoje no mercado um seguro oferecido às grandes empresas a fim de as proteger de ataques como os citados acima. Esta apólice de seguro tem a função de amparar financeiramente os empresários que sejam vítimas de ataques virtuais causados por cibercriminosos.

Isso acaba trazendo uma certa tranquilidade para os usuários, e em especial, para as empresas brasileiras que são as que mais sofrem os prejuízos. Os impactos destes ataques cibernéticos acabam sendo de certa forma minimizados, existindo até mesmo um pacote mais completo que ajuda a identificar previamente possíveis ataques.

Um ataque cibernético é definido como uma tentativa de danificar redes ou sistemas de segurança por parte de criminosos online. Foto: Unsplash

Cada vez mais eventos sobre riscos de ataques cibernéticos estão surgindo no Brasil e especialistas costumam se apresentar em fóruns e debates trazendo informações valiosas a respeito do assunto.

Mas de nada adianta o debate se não houver de fato ações políticas e públicas no combate a esse mal do século. A importância maior, para muitos destes especialistas, está em investir mais em cibersegurança.

3. Investimento em Cibersegurança

Novos desafios surgem constantemente, e investir em cibersegurança deixou de ser opção e passou a ser uma grande necessidade. Setores tais como:

  • Energia
  • Transporte
  • Saúde

São os que diretamente mais sofrem com a falta de seriedade e investimento do poder público. Uma catástrofe é facilmente criada se não houver segurança suficiente para proteger tais setores.

Para os especialistas, o público precisa ter educação cibernética. Este assunto deve ser tratado desde a escola, para que no futuro, as crianças possam ter entendimento sobre como se prevenir. E se isso começar a ser feito agora, certamente no futuro menos casos como estes ataques a empresas e grandes setores brasileiros serão vistos.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.