Dicas para descobrir se um carro sofreu algum acidente

Você está prestes a comprar um veículo usado e quer fazer uma compra bem-sucedida, uma compra que não lhe traga uma dor de cabeça posteriormente, não é verdade? Pois então, se você for comprar um T-cross usado ou qualquer outro modelo ou versão de carro, saiba que é muito importante fazer uma revisão previa, bem exaustiva, para poder descobrir se o veículo teve algum tipo de acidente.

Quando você vai comprar um veículo usado, é bom poder avaliar os danos que um acidente ocasionou, para poder definir o valor real do carro e analisar que tipo de problemas poderiam acontecer posteriormente. Uma avaliação física de um T-cross usado, por exemplo, e uma avaliação do histórico do veículo, você poderá ficar sabendo se a compra será bem-sucedida.

Como saber se o carro escolhido sofreu um acidente

  1. É necessário que você verifique o para-choque, na parte da frente e na parte de trás do carro para descobrir se há rachaduras ou amassados. Os para-choques se quebram facilmente diante de uma batida. Ajude-se deslizando a sua mão pelo veículo. Se descobrir alguma rachadura ou protuberância, o carro teve um acidente na certa.
  • Verifique as linhas ao redor do chassi, observando os lados da linha, que deve ser reta. A pintura do carro deve se refletir normalmente. Uma linha irregular ou a pintura com um reflexo distorcido denunciam um concerto, uma reparação.
  • Faça uma verificação nas portas, veja se há brechas entre as portas. Um carro que sofreu um acidente apresentará brechas irregulares por causa de uma troca de portas ou porque o carro ficou desalinhado depois de uma má reparação da carroceria.
  • Checar se a carroceria foi pintada. Isso é possível olhando atentamente as bordas das portas para poder encontrar rascunhos ou áreas irregulares. Cores diferentes por baixo da capa principal denunciam que o carro foi pintado após um acidente.
  • Combine com um mecânico da sua confiança para fazer uma verificação. Ele poderá descobrir com certeza e mais facilmente se o proprietário do carro fez alguma reparação. Um mecânico saberá checar o motor, os freios, a direção e a suspensão do veículo.
  • Verifique no T-cross manual ou no manual de carro pelo qual você está interessado toda a informação possível. Veja se os números de identificação coincidem com os números no veículo. Com os dados do veículo você poderá verificar no Detran se o carro sofreu um acidente ou arte mesmo se foi roubado.

Como agir diante de um carro que sofreu um acidente

Há carros que sofreram uma batida que pode ter sido forte ou leve, mais que obrigaram a consertos como uma nova pintura, uma troca de para-choque, entre outras coisas. Nem sempre isso significa que um T-cross preço usado, por exemplo, possa ser avaliado com um preço menor ou maior.

O valor do carro vai depender diretamente do estado geral do veículo e é justamente por causa disso que é muito importante que você possa fazer a avaliação junto com um mecânico da sua absoluta confiança. Mesmo você sendo uma pessoa muito atenta ou com experiência em veículos, lembre-se que quatro olhos conseguem ver melhor do que só dois!

E a realidade é que um mecânico possui a experiência suficiente para detectar qualquer tipo de problema em um veículo, tanto seja na carroceria, no espaço interior, dentro do porta-malas ou ainda no motor.

Com certeza um carro que sofreu um acidente não vai passar despercebido por um mecânico e isso só lhe trará a tranquilidade de saber, antes de fechar qualquer negócio com a concessionária ou com o dono do veículo, que ele está em perfeitas condições de uso com segurança.

Se o carro passou pela experiência de um acidente, mas foi muito bem consertado, você pode até negociar um valor menor e provavelmente vai conseguir fazer um bom negócio. Mas diante de qualquer dúvida, ouça as palavras do seu mecânico, porque se ele avaliar que o carro vale a pena, tudo bem. Mas se existir qualquer dúvida, saiba ouvir a sua intuição e continue procurando!

NEGÓCIOS

Esta página faz parte da seção Negócios e não integra o conteúdo jornalístico do H2FOZ.

NEGÓCIOS tem 56 posts e contando. Ver todos os posts de NEGÓCIOS