Saiba como escolher um bootcamp de programação para alavancar sua carreira

Um emprego estável, que pague bem e com bons benefícios é o sonho da maioria dos brasileiros.

Apoie! Siga-nos no Google News

E a área de tecnologia da informação (TI) não só permite isso como é um dos setores que mais estão contratando novos funcionários nos últimos anos. Por ser algo tão atrativo assim, a concorrência também é grande. E se engana quem pensa que ela está restrita a pessoas com experiência na área. Afinal, muitos profissionais estão migrando para este mercado, com foco em uma nova carreira.

Para lidar com essa competição, sem perder tempo ou prejudicar sua rotina, um bootcamp é a ferramenta ideal para o seu desenvolvimento profissional. Com flexibilidade de horário e orientado à prática, o curso é a principal busca de quem quer entrar para o ramo de TI.

Então, vem com a gente saber um pouco mais sobre o que é um bootcamp de programação e como escolher o melhor curso para você!

O que é um bootcamp de programação?

É muito comum que os jovens se formem no ensino médio e corram direto para a universidade em busca de sua carreira. Lá, entre os diversos cursos, há, claro, formação na área da tecnologia. Entretanto, estes cursos “tradicionais” são muito abrangentes e teóricos, o que costuma ser bom para quem está dando seus primeiros passos na vida.

Já o bootcamp de programação tem uma pegada mais intensa! Este método coloca o aluno em um estudo muito mais focado e acelerado, que vai mirar no desenvolvimento das habilidades específicas que o mercado de trabalho está exigindo.

Com essa perspectiva de eficiência, a imersão do bootcamp de programação é comparado, às vezes, com os treinamentos militares. Neles, os soldados são expostos a situações reais para que possam mostrar resiliência e desenvolver suas skills para o campo de batalha.

O básico de um bom bootcamp

Justamente por ser um programa imersivo e acelerado, um bootcamp precisa de uma estrutura muito clara para que funcione de forma eficiente. Por isso, o foco deste curso é muito grande em relação a atividades práticas durante a formação, aliado, claro, à parte teórica.

Neste caso, os alunos ficam expostos a projetos e vivências reais, que vão exigir que eles coloquem em prática o que estão aprendendo para garantir não só que a habilidade se desenvolveu, como também se fixou. Isso vai fazer toda a diferença na hora de começar a carreira.

Ainda ao contrário das universidades, um bootcamp tem “menos matérias”, mas elas são muito mais direcionadas. Desta forma, você vai aprender exatamente o que você precisa para entrar no mercado de trabalho e não ficar se questionando “para que vou usar isso na minha vida?”.

O que se aprende em um bom bootcamp?

Diante dessa característica intensa, pode parecer que o tempo curto vai impedir que você aprenda conceitos importantes para sua formação. Porém, o bootcamp consegue oferecer um curso bastante completo para o seu desenvolvimento.

Programação: com este modelo, você vai aprender as principais linguagens de programação atualmente, como JavaScript e Python.

Abordagem: também é possível se dedicar a gerar habilidades para caminhos específicos do mercado e da tecnologia, como front-end e back-end.

Ferramentas: há treinamentos específicos para as ferramentas mais utilizadas, como React para front-end ou Node.js para back-end.

Bancos de dados: aprendizagem não só sobre a criação, mas também o gerenciamento e recuperação de banco de dados.

Quem pode fazer um bootcamp?

Não há muitas restrições para se fazer um bootcamp. Seja ela uma pessoa já vinculada ao mundo da tecnologia ou alguém com uma carreira totalmente de fora deste setor, qualquer um tem espaço para criar seu próprio desenvolvimento. Isso porque estamos falando de uma metodologia proposta pelo bootcamp, que é capaz de fornecer este ambiente de aprendizado. Por isso:

Iniciantes: se você está começando sua jornada de trabalho agora, sabe pouco sobre o mundo da tecnologia, mas tem certeza de que é lá que quer trabalhar, você não vai ter dor de cabeça em um bootcamp.

Novatos: para quem já tem uma vivência no mundo corporativo, mas quer experimentar algo novo ou mudar de carreira, o bootcamp promove o conhecimento necessário para você fazer essa virada de chave.

Profissionais: você já está consolidado na área de TI e acha que sabe de tudo? Parou aí, meu amigo. Há muita coisa ainda para se aprender e um bootcamp vai te dar essas habilidades, sem que precise impactar seu cotidiano.

Por que fazer um bootcamp?

Por si só, a explicação sobre o bootcamp já é motivo de sobra para você começar seus estudos e alavancar sua carreira. Mas tudo bem! Sei que você ainda pode ter dúvidas e aqui vão três pontos matadores que vão te convencer de vez!

Focado: a metodologia do bootcamp é totalmente orientada à prática, o que vai garantir não só que você entendeu, mas também aprendeu aquela habilidade. Fora isso, seu estudo vai ser cirúrgico naquilo que você mais precisa saber.

Contatos: muitas vezes fechada, a área de tecnologia exige um bom networking. E com o bootcamp você consegue trocar experiências com colegas, tutores, líderes de times e outros profissionais importantes.

Mentoria: conhecer o caminho que as pessoas trilharam para alcançar o sucesso pode te ajudar a percorrer a mesma estrada. Por isso, a experiência dos tutores pode ser usada como mentoria para o seu desenvolvimento.

Faça sua matrícula no bootcamp de programação da TripleTen!

Um dos mais premiados bootcamps dos Estados Unidos, a TripleTen Brasil acaba acertando em cheio todas as exigências para oferecer um bom curso, seja ele qual for, como: 

  • Curso de Analista de dados
  • Bootcamp de Ciência de dados
  • Bootcamp de Desenvolvimento web
  • Bootcamp de Analista de QA / Teste de Software

Em sua história, o bootcamp já formou mais de 5 mil alunos ao redor do mundo, o que, pode confiar, é muito! É interessante ver também que 87% dos alunos que se graduaram na TripleTen alcançaram um novo emprego em menos de seis meses.

Orientado à prática, com horários flexíveis e assertivos, o bootcamp da TripleTen provavelmente é a escolha mais segura para você que quer entrar ou avançar no mercado de TI.

Então, não perca tempo! Visite agora mesmo o site da TripleTen e faça sua inscrição! Com o cupom FUTUROBR30 você ainda tem 30% de desconto em qualquer curso!

LEIA TAMBÉM