Alerta laranja: Foz do Iguaçu pode ter temporal nas próximas horas

Aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já está em vigor, com validade até o meio-dia de sexta-feira (3).

Apoie! Siga-nos no Google News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (2), o Alerta n.º 47.272, na cor laranja (perigo), sobre o risco de temporais nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná; todo o estado de Santa Catarina; e metade norte do Rio Grande do Sul.

Leia também:
Foz do Iguaçu se aproxima de 20 mil notificações de dengue

O aviso, que tem validade até o meio-dia de sexta-feira (3) e pode ser prorrogado em caso de necessidade, cita riscos de “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia”, além de “ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo”.

Área de cobertura do alerta laranja. Gráfico: Inmet
Área de cobertura do alerta laranja. Gráfico: Inmet

O alerta do Inmet é corroborado por dados do Simepar, serviço de meteorologia do Paraná, que projetam rajadas de vento de mais de 50 quilômetros por hora para esta quinta e 66 milímetros de chuva em Foz do Iguaçu na sexta-feira.

O Simepar também mostra que uma grande área de instabilidade, atualmente sobre o Paraguai e a Argentina, está aproximando-se da região de fronteira, aumentando a probabilidade de início da chuva já na tarde desta quinta-feira.

Caso o fenômeno efetivamente se confirme, as recomendações incluem desligar aparelhos elétricos e retirá-los da tomada, não se abrigar sob árvores e não estacionar próximo a torres de transmissão de energia e outdoors. O telefone da Defesa Civil é o 199 (ligação gratuita).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.