Café Filosófico em Foz convida participante a ouvir, falar e pensar

Com o tema “Mulheres: ciências e conhecimentos”, encontro terá a mediação da filósofa e professora Idete Teles; evento acontece na Feira do Livro.

Apoie! Siga-nos no Google News

Reunir informalmente pessoas diversas para a troca de ideias e pontos de vista sobre temas variados. Baseado nessa prática cultural, o 1º Café Filosófico de Foz do Iguaçu será lançado nesta sexta-feira, 18, às 16h, no Clube Gresfi, dentro da programação da 15ª Feira Internacional do Livro.

O tema desta edição será "Mulheres: ciências e conhecimentos", o qual será apresentado pela professora e filósofa Dra. Idete Teles. "Qual é o 'lugar' das mulheres no conhecimento?" é a proposta de discussão sobre essa temática, buscando refletir sobre o lugar ou não lugar que as mulheres ocuparam histórica e culturalmente em relação aos conhecimentos e à ciência.

As rodadas de discussão duram cerca de uma hora e meia, com intervalo para o café. Gratuito e sem a necessidade de inscrição, o Café Filosófico é aberto para a comunidade em geral, como professores, pensadores, artistas, filósofos, políticos, empresários, psicoterapeutas, escritores, jornalistas e estudantes.

O objetivo é constituir um espaço em que as pessoas possam ouvir umas às outras e conversar de forma fraterna e respeitosa sobre a problemática do dia a dia. A comunicação acontece a partir de uma perspectiva filosófica e transdisciplinar.
 
"É um encontro de ideias e temas comuns e importantes para a sociedade, em um agradável fim de tarde", frisa a realizadora cultural Fernanda Marinho, da organização do Café Filosófico.

Conforme Fernanda, hoje, as pessoas dialogam presencialmente cada vez menos, por motivos diversos. Por isso é necessário fomentar o encontro. "Se faz necessário um espaço que as motive a se reunir, conversar, debater e refletir", pondera.

O desenvolvimento da conversa é de forma simples. O convidado de cada edição – profissionais das áreas de humanas – apresenta a temática proposta. Em seguida, os participantes fazem perguntas, refletem e dão sequência a um bate-papo informal, sem regras.

Ética e filosocia

Doutora em Filosofia na área de Ética e Filosofia Política (UFSC), Idete Teles é professora de Filosofia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Coordena o Núcleo de Estudos em Ética e Filosofia Política – Neéfipo (CNPq) e enfatiza suas pesquisas e publicações na área de ética e filosofia política.

1º Café Filosófico: "Mulheres: ciências e conhecimentos"
Data: 18 de outubro (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Clube Gresfi – Espaço Capiitu, na Feira do Livro (Avenida JK, 1872)
Entrada gratuita
 

Foto: Divulgação

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.