Cataratas tem bom volume de água. E Foz passará a semana inteira sem chuva

A primeira notícia é boa, em especial pros visitantes. Já a estiagem volta com força. Chuva só no próximo sábado, 23.

Apoie! Siga-nos no Google News

Turista que veio a Foz do Iguaçu curtir o feriadão teve sorte. Tempo bom, temperatura alta, mas sem exagero, e um volume de água bastante razoável nas Cataratas do Iguaçu.

Segundo o Monitoramento Hidrológico da Copel, na sexta a vazão estava em 1.020 metros cúbicos por segundo, uns 40% menor do que a vazão normal, mas suficiente para dar um espetáculo. Neste sábado, a vazão diminuiu um pouco – pela manhã estava perto de 1.000 metros cúbicos por segundo. Ainda assim, o dobro registrado registrado há cerca de dez dias.

A melhoria da vazão nas Cataratas, nos últimos dias, não se deve a chuvas localizadas no trecho do Rio Iguaçu que atravessa o Sul do Estado e pequeno trecho do Oeste, mas à melhoria do índice pluviométrico na Serra do Mar e na região de Curitiba, onde o rio se forma, até Guarapuava.

Não choveu o normal, mas foi suficiente para melhorar os índices do Rio Iguaçu e, por consequência, o panorama das Cataratas, por aqui.

Em dezembro – pois é, mais 14 dias estaremos lá -, a tendência é de volta à normalidade no volume de chuvas na região de Curitiba. Portanto, espera-se que o Rio Iguaçu volte a ter um caudal que garanta a produção de energia elétrica em suas usinas, sem esquecer do nosso atrativo maior.

Falar em tempo, em Foz do Iguaçu não há previsão de chuva pelo menos até o próximo sábado, dia 23. E não é só um serviço de meteorologia que prevê isso: os progósticos são do Simepar, CPTEC/Inpe e Climatempo. Aliás, o Climatempo não prevê chuva nem pro próximo sábado, só pra terça-feira seguinte, dia 25.

Secura total. Vale lembrar que é preciso tomar muita água, evitar se expor ao sol entre 10h e 16h e, também, evitar exercícios físicos intensos neste horário.

No mais, é torcer pra que os serviços de meteorologia errem e venha uma boa chuva durante a semana.

Alô, visitantes. Foz é também um espetáculo no céu. Veja quando entardece (ou amanhece). Foto Patrícia Iunovich
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.