Festival exibe 50 filmes de graça em Foz, Ciudad del Este e Puerto Iguazú

Programação simultânea nas Três Fronteiras reúne obras de 10 países, em mostras infantojuvenil, universitária, latino-americana e internacional.

Apoie! Siga-nos no Google News

Exibições acontecem no Cine Cataratas, em Foz do Iguaçu;
no Cine Art, em Ciudad del Este;  e no Espaço INCAA, em Puerto Iguazú.

De 24 a 29 de novembro, a fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina vai respirar cinema, com a terceira edição do 3 Margens – Festival Latino-Americano de Cinema 2019. Serão 50 filmes projetados gratuitamente para a comunidade, em três salas de exibição, nas cidades de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

O filme de abertura do festival, "Marighella", já provoca furor entre os amantes da sétima arte. A película foi lançada no Festival de Berlim, na Alemanha, e integra um circuito internacional, mas ainda não pôde estrear no Brasil por "problemas burocráticos" com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A programação também prevê oficinas, debates e atividades culturais. A agenda de exibição, com  obras selecionadas de dez países, está distribuída em mostras: Afluentes 1, Afluentes 2, Entre Rios, Venas Abiertas, Mostra Universitária, Infantojuvenil e Cine Bairro.

A oitava mostra é composta de três festivais convidados. São eles: Oberá en Cortos, de Missiones, Argentina, que reúne curtas; Festival Internacional do Paraguai, de Assunção; e o Festival de Cine Latino Árabe – Latinarab.

Os filmes serão exibidos no Cine Cataratas, no Shopping JL, em Foz; no Cine Art, no Shopping Zuni, em Ciudad del Este; e no Espaço INCAA, no Iturem, Instituto de Turismo em Puerto Iguazú. Clique aqui para acessar a programação de filmes e horários.

"Nossos esforços continuam a fortalecer o audiovisual que, alinhavando cada vez mais as discussões, buscam contribuir com a pluralidade da nossa identidade, que nos faz únicos e diversos", sustentam os realizadores no texto de apresentação do festival.

"Um festival de cinema que ocorre simultaneamente em três países,  fato único para a história dos festivais desse continente", destacam os realizadores.

Neste ano, o 3 Margens – Festival Latino-Americano de Cinema presta homenagem a Hugo Giménez, diretor de cinema do Paraguai, premiado e reconhecido em vários festivais nos países da região. "O diretor se torna referência na discussão do processo colonial de seu país, o que se entrelaça com a perspectiva dessa edição de nosso festival", enfatizam os produtores do festival.

Sessão de abertura

A exibição do filme "Marighella" será neste domingo, no Cine Art, em Ciudad del Este. De acordo com a organização do festival, os ingressos serão distribuídos no mesmo dia da projeção, na sala de cinema, a partir das 17h. Serão duas sessões simultâneas, com 320 lugares ao todo. Cada pessoa poderá retirar somente o seu ingresso.

O filme, o primeiro dirigido por Wagner Moura, será apresentado logo depois da abertura oficial do festival. Após a projeção, haverá debate sobre a obra e seu contexto, com a participação da atriz Bella Camero, que contracena com Seu Jorge em "Marighella".

Clique para acessar a programação completa.

Acesse a fan page do festival: facebook.com/3margensfestival

Foto: Divulgação

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.