Idosos do Lar dos Velhinhos têm rotina alterada por medidas de prevenção ao coronavírus

Visitas aos idosos e atividades com voluntários foram suspensas; entidade recebe doação de álcool em gel e máscara cirúrgica.

Apoie! Siga-nos no Google News

As medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus alteraram a rotina diária dos 55 idosos atendidos pelo Lar dos Velhinhos em Foz do Iguaçu. Todas as visitas – mesmo as de familiares – foram suspensas, informou a direção da instituição ao H2FOZ.

No dia a dia, os idosos estão isolados do contato com pessoas que não fazem parte do quadro de profissionais. Eles deixaram de realizar atividades com voluntários, passeios, saídas para o banco, consultas e outras atividades externas. 

Presidente do Lar dos Velhinhos, Maicon Schneider conta que foram adotados novos procedimentos para zelar da saúde dos idosos. Pessoas com mais de 60 anos são mais vulneráveis ao novo coronavírus e integram o chamado "grupo de risco". 

"O cuidado foi redobrado com a higiene pessoal. Eles lavam as mãos e passam o álcool em gel frequentemente. É feita limpeza de todos os ambientes e higienização com álcool 70 em camas, maçanetas e corrimãos, por exemplo", relatou Maicon. 

O acompanhamento médico era feito uma vez por mês, mas foi suspenso. "Devido à pandemia, a médica não pode vir fazer as consultas de rotina. Casos mais graves são encaminhados à UPA ou ao Hospital Municipal. O município também disponibiliza o atendimento móvel domiciliar", explicou.  

Procedimentos para verificar a temperatura (febre) dos idosos são realizados duas vezes por período, de manhã, tarde e noite. "Se o cuidador observar que algum idoso não está passando bem, é aplicado todo o protocolo de atendimento para avaliar sua saúde", apontou Maicon Schneider.

A suspensão de visitas em casas de apoio e instituições de longa permanência – como o Lar dos Velhinhos – é recomendada pelo Ministério Público do Paraná para a contenção do coronavírus. Essa população é um dos grupos mais suscetíveis ao contágio e complicações decorrentes da doença.

Para doar 

A direção do Lar dos Velhinhos reforça o pedido de doação, principalmente de álcool em gel e máscara cirúrgica, neste momento. Basta telefonar que a equipe da entidade marcará um horário para buscar a doação. 

"A pessoa pode vir trazer aqui, pois tem um responsável que vai recepcionar o doador na entrada, sem entrar nas dependências do lar nem ter contato com os idosos neste momento", explicou Maicon. A doação é anotada em livro de registro.
 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.