Iguaçuense está entre os paranaenses que mais poupam

No Paraná todo houve crescimento nas cadernetas de poupança, reflexo do aumento de empregos.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

Olha só! Os moradores de Foz do Iguaçu são bons de poupança!

O último levantamento dos depósitos em caderneta de poupança dos paranaenses apresentou um crescimento médio de 5,8% em relação a janeiro do ano passado, já descontada a inflação pelo IPCS, segundo o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).

Foz ficou acima da média paranaense, com 6,9%, e, dentre os principais municípios paranaenses, só perdeu para Cascavel, com aumento de 8,2% de janeiro a janeiro. 

Ficou à frente de Maringá ((6,8%), Guarapuava (6,5%), Curitiba e Londrina (ambas com aumento de 5,2%), Ponta Grossa (4,8%) e São José dos Pinhais (3,2%).

Segundo o diretor do Centro de Pesquisa do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, há bons motivos para comemorar o aumento da poupança. Ele é resultado de uma melhora gradativa da renda do paranaense, principalmente graças à criação de 27.995 novas vagas de emprego com carteira assinada no primeiro bimestre deste ano. 

Isso representa 13% das vagas geradas no Brasil como um todo (211.474), o que mostra também que o crescimento é maior no Paraná.

“Os resultados setoriais e outros indicadores, somados à melhora na poupança, levam a crer que teremos uma variação positiva da economia paranaense ao longo deste ano”, acredita Suzuki. 

Ele se refere ao incremento de 8,1% verificado no setor da indústria de transformação em janeiro deste ano; crescimento de 0,8% no comércio varejista; e de 0,3% no setor de serviços, sempre de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No quadro da criação de empregos, o campeão é o setor de serviços, ao qual coube 54% das vagas abertas com carteira assinada (15.255).

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.