Onça-pintada Índia tem registro inédito no Parque Nacional do Iguaçu

Pesquisadores comemoram o encontro da mais nova conhecida “moradora”, que deve estar esperando filhote.

Apoie! Siga-nos no Google News

Pesquisadores que atuam no projeto Onças do Iguaçu fizeram registro inédito da onça-pintada Índia no Parque Nacional do Iguaçu. As imagens fotográficas foram captadas na semana passada, durante passeio da fêmea pela mata. O local dos registros não foi divulgado para não comprometer a segurança do felino.

Assista ao vídeo:

 

Índia

Ahhhhhhhhhhhhhhh, uma fêmea novaaaaaaaaaaaaa! E está grávida!!!!!!!!!!!! Ai Meu Deeeeeeeeeeeus!!! Nós temos maturidade para lidar com isso? Não Mas pelo menos estamos tentando comunicar o fato de forma profissional? Também não! Que lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Ok, ok, chega de chilique e vamos tentar mostrar o mínimo de maturidade. Essa é a Índia, uma fêmea que ainda não havia sido registrada pelo Projeto. E aparentemente, gravidíssima. A gestação das onças-pintadas dura cerca de 90 dias, e podem ter de 1 a 4 filhotes, mas o mais comum é que tenham 2 filhotes. Agora é torcer, e muito, para que a Índia tenha um bom parto e que ela e seus filhotes estejam protegidos de caçadores! E em breve devemos ter mais oncinhas por aí! Lindeza ou muita lindeza, colegas? #insidenatgeo #FundoIguaçu #wwfbrasil #icmbiocenap #institutoprocarnivoros #zoobeauval #cataratasdoiguacu #institutoconhecerparaconservar #helisultaxiaereo #belmondhoteldascataratas #macucosafari #UTFPRMedianeira #LEMaCESALQ #log_nature #abaxis_vetscan #proyectoyaguarete

Posted by Projeto Onças do Iguaçu on Tuesday, October 15, 2019

Os especialistas acreditam que Índia possa estar esperando filhotes. A onça nunca havia sido registrada anteriormente por nenhum projeto de conservação. "Era um animal desconhecido e, aparentemente, está gravidíssima", comemora Yara Barros, coordenadora-executiva do projeto Onças do Iguaçu.

De acordo com Yara, a gestação das onças-pintadas dura cerca de três meses, e elas podem ter até quatro filhotes a cada cria. "Estamos acompanhando e torcendo para que a Índia tenha um bom parto e que ela e seus filhotes estejam protegidos. Em breve devemos ter mais oncinhas por aí", frisa Yara.

São 22 onças-pintadas no lado brasileiro do parque, conforme senso de 2016.
Novo levantamento, do ano passado, será divulgado em novembro.

A onça-pintada será acompanhada somente por armadilhas fotográficas, para que não seja perturbada. Conforme Yara, ainda não é possível saber a área de deslocamento de Índia pelo vasto território do parque, na fronteira do Brasil e Argentina.

O censo de 2016 apontou a existência de 22 onças-pintadas no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu. O resultado do levantamento feito em 2018 será divulgado no próximo mês de novembro. Em 2009, eram apenas 11 espécimes.

Índia passa a dividir popularidade em frente às câmeras com Atiaia, a onça-pintada que foi vista, filmada e fotografada várias vezes na área do parque com seus três filhotes. As fêmeas cuidam de seus filhotes até os 2 anos de idade, período em que eles aprendem a caçar e a sobreviver.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.