Paraguai faz campanha pra alertar contra falsos “sextings”

E a campanha gera polêmica, porque diz que aos homens: “nenhuma moça atraente vai escrever pra você”.

Apoie! Siga-nos no Google News

A frase vai direto no ego daqueles que se acham irresistíveis: "Não caia em armadilha! Nenhuma moça atraente vai escrever para você”.

É com este mote que o Ministério do Interior do Paraguai lançou uma campanha instando os homens, maiores vítimas, a não revelar informações privadas a desconhecidas nas redes sociais.

A campanha tem por base evitar que mais pessoas sejam vítimas de extorsão, depois de ser desarticulado um enorme bando –  formado inclusive por presos de Tacumbú – especializado em interagir com suas vítimas, fazendo-se passar por mulheres atraentes até conseguir fotos íntimas.

As vítimas eram homens casados e com bom emprego, na maioria dos casos. E a ameaça era de revelar as tais fotos à família e aos colegas de trabalho.

A campanha virou alvo de muitas piadinhas nas redes sociais do Paraguai, já que considera todos os homens feios e incapazes de seduzir uma bela mulher.

Longe de conscientizar sobre as precauções ao interagir com desconhecidos, "despertou o humor dos internautas", diz o jornal Última Hora.

Mas viralizou e a polêmica pode até fazer com que mais e mais homens se conscientizem não de que são feios, mas de que precisam de fato conhecer quem está "do outro lado" antes de se desnudar ou fazer fotos "sexies".

A quadrilha, desmantelada pela polícia, usava uma mulher, que era inclusive parente de um preso, para conversar com as vítimas, quando fosse o caso. Mas toda a trama começava com a publicação de perfis falsos de mulheres nas redes sociais, que convidavam para a amizade virtual e, com muita lábia, depois convenciam à troca de fotos em poses íntimas.

As vítimas eram escolhidas por seus perfis no Facebook, exatamente por onde também eram alvo do "ataque" virtual, que se transformava depois em extorsão.

De cada vítima, a quadrilha cobrava entre R$ 20 mil e R$ 30 mil pra não publicar na Internet as fotos obtidas. Todos pagavam, ao que se sabe. E poucos denunciaram à polícia, mas foi graças a esses que os bandidos foram presos (os que estavam soltos).

Fonte: Última Hora

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.