Orientação para o autoexame, dicas de saúde da mulher, indicação sobre serviços de apoio e tratamento, compartilhamento de histórias de superação e lazer. Essa foi a programação do Pink Park, iniciativa do Blue Park para fortalecer a campanha de combate ao câncer da mama em Foz do Iguaçu, realizada sábado e domingo (19 e 20).
O evento contou com a parceria do Shopping China e da União Iguaçuense de Apoio a Pessoas com Câncer (Unican), que mantém a Casa de Apoio na região da Vila A, para acolhimento e atendimento a pacientes oncológicos de Foz e de cidades da região. A entidade também receberá doação de parte dos recursos da bilheteria do parque, resultado da visitação do último sábado.
Durante o Pink Rosa, foi instalada uma tenda em que profissionais prestaram orientação em saúde, com quiz sobre a importância dos cuidados para a prevenção e detecção precoce do câncer da mama. As atividades contaram com uma equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, psicóloga e assistente social.
Na Árvore da Esperança, visitantes do Blue Park deixaram mensagens de afeto, carinho e esperança a mulheres em tratamento contra o câncer. A peça com os recados será colocada no setor de oncologia do município, para que pacientes e seus familiares, assim como profissionais da saúde, tenham acesso a essa corrente solidária.
Presente ao Pink Park, Lilian Deise Brisuella compartilhou sua história pessoal. Ela destacou a importância da campanha Outubro Rosa para reforçar a prevenção e o autoexame. “É importante esclarecer que muitas vezes o nódulo que revela a doença não dói. Por isso, no autoexame, se a pessoa sentir algo diferente deve procurar ajuda médica”, destacou.
Para Eliane Domingues, a integração, as dicas e as orientações reunidas no Pink Park são necessárias para o enfrentamento do câncer da mama. “Quanto mais eventos como esse para mobilizar as pessoas, melhor. É importante que a mulher faça a prevenção. E aqui foi ensinado o passo a passo de como realizar o autoexame”, afirmou.
Parceria para fazer a diferença
Assistente social e coordenadora da Unican, Neide Marques Ciusz ressaltou que para a prevenção as pessoas precisam ter conhecimento sobre a doença. “Essa é a importância de ações desenvolvidas pela comunidade, como o Pink Park, pois as pessoas se informam e tiram suas dúvidas sobre o câncer da mama no momento de descontração e diversão”, frisou.
“Essa parceria entre o Blue Park e a Unican é de extrema importância para nós, que dependemos exclusivamente de doações para manter as atividades de apoio às pessoas com câncer”, sublinhou Neide. “Temos gratidão e o prazer de associar a entidade ao Blue Park, essa marca forte. Juntos, fazemos a diferença”, completou.
Compromisso social
Coordenadora de Marketing da Rede Mabu, que congrega o Blue Park, Luiza Piloto explicou que a direção do atrativo firmou parceria com a Unican pelo trabalho reconhecido que a entidade faz junto a pacientes oncológicos e suas famílias. “É uma ação muita séria de acolhimento, atendimento assistencial e orientação a pessoas que precisam de auxílio”, acentuou.
“Sustentabilidade e ações sociais com a comunidade são iniciativas que estão no ‘DNA’ do Grupo Mabu e do Blue Park”, mencionou Luiza. “Trabalhamos com entretenimento e diversão, elementos importantes no processo de tratamento e que elevam a autoestima. Com o Pink Park, aliamos lazer e conhecimento, prevenção e promoção da saúde”, complementou.
Comentários estão fechados.