Vereador que mudar de partido, até abril, não perde mandato 

Sem coligações para as eleições legislativas deste ano, edis fazem as contas para escolher a agremiação mais viável. Veja a atual composição partidária da Câmara de Foz.

Apoie! Siga-nos no Google News

Vereadores têm até o dia 3 de abril para mudar de partido sem arriscar sofrer sanção de perda de mandato. É a chamada "janela partidária", iniciada nesta quarta-feira, 5, que possibilita ao parlamentar no município esolher outra agremiação sem perder a representação demandada nas urnas. O prazo vai até 3 de abril. 

Com o benefício da lei eleitoral, o atual vereador pode trocar de legenda partidária livremente para disputar, neste ano, a reeleição ou o cargo de prefeito. O primeiro turno do pleito eleitoral acontece no próximo dia 4 de outubro.

Por resolução, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina, também, 4 de abril "como data-limite para que os candidatos estejam com a filiação aprovada pelo partido e tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam concorrer ao pleito", informa o órgão.

Em Foz do Iguaçu e nas demais cidades brasileiras, vereadores fazem as contas para entender o atual cenário e apostar no partido que indique mais chance para a sua eleição. Essa análise ficou ainda mais necessária, já que este ano não serão permitidas as coligações entre partidos para a eleição proporcional, no caso, para a vereança. 

Em Foz do Iguaçu, 265 candidatos disputaram as 15 vagas de vereador na última eleição municipal, em 2016. A candidatura que recebeu mais votos totalizou 5.192. Entre os quinze parlamentares eleitos, a candidatura que obteve menos votos contou com 1.486 apoios nas urnas. 

Mas não só as cores partidárias interferem ne decisão quanto aos rumos a serem seguidos pelos atuais edis. Candidatos a prefeito também influenciam a avaliação dos vereadores, em quesitos como aceitação popular, capacidade de articular forças e condição econômica dos postulantes ao Executivo. 

Composição da Câmara de Foz (*)

Anice Gazzaoui – sem partido
Beni Rodrigues – PSB
Celino Fertrin – PDT
Darci Siqueira – sem Partido
Edílio Dall'Agnol – PSC
Edson Narizão – PTB
Elizeu Liberato – PL
Inês Weizemann – PSD
Jeferson Brayner – REPUBLICANOS
João Miranda – PSD
Luiz Queiroga – DEM
Marcio Rosa – PSD
Nanci Rafagnin Andreola – PDT
Rogério Quadros – PTB
Rudinei de Moura – PATRIOTA

* Fonte: Portal da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.