Voluntários em Foz fazem casinhas de material reciclável para animais de rua

Grupo se reúne neste sábado, no Gramadão, para produzir lares solidários; qualquer pessoa pode participar da ação ou doar ração e materiais.

Apoie! Siga-nos no Google News

Como ajudar a proteger, no frio do inverno, animais que vivem na rua? Voluntários da Turma do Bem responderam a essa indagação com a campanha para a confecção e distribuição de casinhas sustentáveis, feitas com materiais recicláveis. 

Os lares solidários são construídos com caixas de papelão, bacias de plástico e latas de tintas quadradas. Recebem revestimentos e, futuramente, serão acompanhados de recipientes com água e ração, colocados perto das casinhas.

Todo o material é distribuído gratuitamente, geralmente próximo a estabelecimentos comerciais e residências, em que comerciantes e moradores prestam auxílio aos animais. Esses cuidados incluem o zelo pelas moradias dos pets e reposição da alimentação.

Casinhas sustentáveis deverão ser acompanhadas de potes com água e ração – foto Divulgação  

"Várias pessoas entraram em contato com a gente pedindo as casinhas", explica a voluntária Rafaela Fernandes Vieira. "Vamos fazer a doação para esses moradores e também em locais na cidade onde detectamos que há a necessidade dos lares, em imóveis e pontos de ônibus nos bairros", ressalta.

Neste inverno de 2019, a primeira etapa de distribuição de casinhas para cães e gatos de rua realizada pela Turma do Bem foi no início de julho. A campanha é feita em parceria com o Grupo Ração e Reação, que reúne cuidadores de animais.

Além de recolher materiais necessários para a produção das casinhas sustentáveis (veja a lista abaixo e doe), a Turma do Bem recebe doações de ração para cães e gatos. Em breve, o grupo de voluntários lançará nova "vaquinha virtual" para obter a ajuda da comunidade e manter o trabalho.

Voluntariado na prática

Os integrantes da Turma do Bem farão a confecção das casinhas em encontro aberto para qualquer pessoa interessada em ajudar. Será neste sábado, 20, a partir das 10h, no Gramadão da Vila A. Para participar, basta avisar no evento da atividade no Facebook e, se possível, levar tesoura, estilete, régua, lápis e caneta.

"Temos muito material, então precisamos do maior número possível de voluntários neste sábado", reforça Rafaela. Segundo ela, cada casinha leva em torno de uma hora para ficar pronta.

Materiais arrecadados para a confecção dos lares solidários para animais – foto Divulgação 

Materiais que podem ser doados para o trabalho da Turma do Bem:

– caixa de papelão
– saco vazio de ração
– mantas ou tapetes que não são usados mais
– plásticos (de sacos de lixo a bacias)
– latas de tinta quadradas e vazias
– fitas de todos os tipos, de preferência largas
– ração para ser colocada junto com as casinhas

No Facebook do projeto, há formas de entrar em contato com os voluntários da Turma do Bem para outras doações e ajudas. 

Acesse a fan page do projeto.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.