É nas dificuldades que você descobre quem é quem.
Por José Elias Castro Gomes – OPINIÃO
Em velocidade de cruzeiro, todo mundo é piloto. Até uma criança pode pegar no manche e fingir que é o comandante, principalmente quando o céu está limpo e estável. Mas nas turbulências, decolagens arriscadas e pousos difíceis é que conhecemos os pilotos de verdade. Assim é nos voos, assim é na vida. E, como tudo na vida tem um propósito, a pandemia chegou para nos testar e tornar mais flagrantes nossas falhas e virtudes.
Desde que ela começou, tivemos muitos empresários empunhando o manche com firmeza e encarando as turbulências com coragem e técnica. Não se deixaram abater, procuraram conter a crise de todas as formas, criaram ações contingenciais, motivaram suas equipes e fizeram todo o possível para manter a nave no ar. São milhares de heróis anônimos que evitaram ao máximo as demissões, que se esforçaram além do limite para manter o faturamento e fizeram valer a percepção cada vez mais clara de que o empreendedor brasileiro é um dos mais flexíveis, determinados e criativos do planeta.
Por outro lado, também tivemos os que jogaram a toalha logo cedo, e ainda aqueles que aproveitaram a oportunidade para usá-la de desculpa na redução da equipe, no corte de salários e promoções, no aumento de preços e até no fomento da crise para reivindicar benesses junto ao poder público. Assim como tem quem enfrente a crise, tem quem use a crise a seu favor.
A ômicron fez ressurgir o temor do vírus como aqueles vilões do cinema que reaparecem quando acreditávamos já estarem vencidos. E é o momento de empunharmos o manche novamente, a ainda com mais firmeza e perícia. Nada de saltar de paraquedas ou botar a culpa nos outros, pois estamos na mesma nave. Isso implica em sabermos tomar as atitudes mais coerentes com as pessoas, com a sociedade e com a vida.
Essas atitudes pressupõe a necessidade de relações de confiança, e poucas delas são tão relevantes no atual momento quanto aquela que envolve patrões e trabalhadores. Esse elo precisa se fortalecer para tornar a travessia da turbulênci