Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai entrega as chaves da aduana da Ponte da Integração

Paraguai

Edifício pronto

Paraguai entrega as chaves da aduana da Ponte da Integração

Cerimônia de conclusão oficial das obras, nessa segunda-feira (8), contou com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña.

2 min de leitura
Paraguai entrega as chaves da aduana da Ponte da Integração
Vista aérea da aduana do Paraguai em Presidente Franco. Foto: Gentileza/MOPC

Já está oficialmente concluída e entregue a aduana paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. A cerimônia de oficialização contou, nessa segunda-feira (8), com a presença de autoridades como o presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Leia também:
Ratinho Junior e Santiago Peña visitam a Ponte da Integração

Publicidade

Oficialmente chamado de Centro de Fronteira de Presidente Franco, o complexo estará sob a administração da Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT) e da Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai.

Publicidade

“Estamos convencidos de que este será um ponto de inflexão para a história da cidade de Presidente Franco e do Alto Paraná”, discursou Peña, durante a cerimônia. Segundo o presidente, a abertura da ponte para o tráfego poderá ocorrer “em breve”.

Descerramento da placa da aduana do Paraguai em Presidente Franco.
Descerramento da placa da aduana do Paraguai em Presidente Franco. Foto: Gentileza/MOPC

De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, a estrutura aduaneira totaliza 28,8 mil metros quadrados (m²) de área. Desse total, 10 mil m² possuem cobertura e proteção contra intempéries.

Publicidade

O governo paraguaio estima a capacidade de atendimento em 660 pessoas por hora. O prédio possibilitará, ademais, a fiscalização simultânea de quatro caminhões. Claudia Centurión, titular do MOPC, disse que a nova aduana refinará os controles na fronteira.

“Hoje, temos uma folha em branco para poder escrever uma nova forma de operar e trabalhar no Paraguai, com fronteiras mais ágeis, mais dinâmicas, e que finalmente favoreçam o turismo e o comércio internacional”, apontou.

Publicidade

Outras obras no Paraguai

A comitiva governamental visitou, também, as obras do novo porto seco paraguaio e da ponte sobre o Rio Monday. O porto seco já está praticamente concluído, enquanto a ponte sobre o afluente do Rio Paraná deverá ficar pronta somente no final de 2026.

A visita do presidente do Paraguai à Ponte da Integração incluiu encontro com o governador do Paraná, Ratinho Junior, no alto da passarela internacional.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário