Já está oficialmente concluída e entregue a aduana paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. A cerimônia de oficialização contou, nessa segunda-feira (8), com a presença de autoridades como o presidente do Paraguai, Santiago Peña.
Leia também:
Ratinho Junior e Santiago Peña visitam a Ponte da Integração
Oficialmente chamado de Centro de Fronteira de Presidente Franco, o complexo estará sob a administração da Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT) e da Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai.
“Estamos convencidos de que este será um ponto de inflexão para a história da cidade de Presidente Franco e do Alto Paraná”, discursou Peña, durante a cerimônia. Segundo o presidente, a abertura da ponte para o tráfego poderá ocorrer “em breve”.

De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, a estrutura aduaneira totaliza 28,8 mil metros quadrados (m²) de área. Desse total, 10 mil m² possuem cobertura e proteção contra intempéries.
O governo paraguaio estima a capacidade de atendimento em 660 pessoas por hora. O prédio possibilitará, ademais, a fiscalização simultânea de quatro caminhões. Claudia Centurión, titular do MOPC, disse que a nova aduana refinará os controles na fronteira.
“Hoje, temos uma folha em branco para poder escrever uma nova forma de operar e trabalhar no Paraguai, com fronteiras mais ágeis, mais dinâmicas, e que finalmente favoreçam o turismo e o comércio internacional”, apontou.
Outras obras no Paraguai
A comitiva governamental visitou, também, as obras do novo porto seco paraguaio e da ponte sobre o Rio Monday. O porto seco já está praticamente concluído, enquanto a ponte sobre o afluente do Rio Paraná deverá ficar pronta somente no final de 2026.
A visita do presidente do Paraguai à Ponte da Integração incluiu encontro com o governador do Paraná, Ratinho Junior, no alto da passarela internacional.