Os governos do Brasil e do Paraguai estão trabalhando uma agenda para que os presidentes Lula e Santiago Peña estejam presentes, em dezembro de 2025, na abertura oficial da Ponte da Integração.
Leia também:
Ponte da Integração tem possível data de abertura — confira o cronograma
Em declarações à imprensa do Paraguai, o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Justo Zacarías Irún, disse acreditar que a cerimônia poderá ocorrer na primeira quinzena do referido mês.
“O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, me informou que haverá a entrega das obras complementares [no Brasil] em 30 de novembro. Para dezembro, os brasileiros já estariam prontos para fazer funcionar a Ponte da Integração”, declarou.
Citado pelo jornal Última Hora, Zacarías indicou que ambos os presidentes querem estar presentes no ato de abertura da via, que ligará Foz do Iguaçu a Presidente Franco.
A Ponte da Integração está oficialmente concluída desde agosto de 2023. Entretanto, devido às obras de acesso inacabadas, a passarela permanece fechada.
A proposta atualmente em análise pelos países, validada pela Comissão Mista Brasil–Paraguai, estabelece a abertura gradual da passagem fronteiriça.
Na primeira etapa, em dezembro, passariam apenas caminhões vazios (em lastre). Em seguida, a Ponte da Integração receberia também caminhões com carga. Por último, haveria a habilitação para carros, motos e veículos de turismo.
Obras de acesso à Ponte da Integração
No lado brasileiro, a rodovia Perimetral Leste tem previsão de término ainda em 2025, embora o futuro porto seco, que receberá o fluxo de caminhões, esteja no estágio inicial de trabalhos. A estrutura ficará na entrada da cidade, às margens da BR-277.
No Paraguai, o Corredor Metropolitano del Este, anel viário de acesso à Ponte da Integração, já está quase concluído, bem como o porto seco. Entretanto, o sexto dos seis lotes, referente à nova ponte sobre o Rio Monday, ficará pronto apenas no final de 2026.

