Vizinha a Ciudad del Este e à usina de Itaipu, a cidade de Hernandarias, no Paraguai, quer construir um contorno rodoviário para aliviar o trânsito na Supercarretera (Rodovia PY07), única ligação com Ciudad del Este.
Leia também:
Supercarretera ganha iluminação especial entre Ciudad del Este e Hernandarias
Em declarações ao canal C9N, o prefeito de Hernandarias, Nelson Cano, disse que a obra está orçada, inicialmente, em US$ 60 milhões. De acordo com o prefeito, a proposta envolve construir uma rodovia para fazer a circunvalação do perímetro urbano.
A nova rota começaria nas imediações do Centro Ambiental de Itaipu e seguiria até o acesso ao Refúgio Biológico de Tatí Yupí. Proporcionaria, ademais, ligação com a ponte entre Hernandarias e Minga Guazú, criando um novo corredor logístico no Paraguai.
“Este contorno viário é a solução definitiva para dar fluidez ao trânsito e potencializar a logística da nossa região”, afirmou Cano.
Conforme o prefeito, o empreendimento está, atualmente, na etapa de elaboração do projeto executivo, para apresentação aos órgãos competentes no Paraguai.
Se mantido o cronograma e confirmados os recursos necessários, o início das obras está previsto para junho de 2026.
Com cerca de 80 mil habitantes, Hernandarias abriga a metade paraguaia da usina de Itaipu e a hidrelétrica mais antiga do Paraguai, Acaray. Por esse motivo, a cidade tem o título de Capital da Energia, por produzir mais eletricidade que o consumo do país.
Apesar de sua importância, contudo, Hernandarias costuma figurar como cidade-dormitório para Ciudad del Este, onde trabalha e estuda grande parte de sua população.
A Região Metropolitana de Ciudad del Este, segunda área mais populosa do Paraguai, com quase 600 mil habitantes, está composta pela capital do Alto Paraná e mais três municípios: Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazú.

