A prefeitura de Ciudad del Este promoveu, na tarde dessa terça-feira (27), reunião com moradores do bairro Remansito, para informar sobre as ações que serão adotadas para evitar o despejo irregular de lixo na margem paraguaia do Rio Paraná.
Veja também:
Vídeo mostra despejo de lixo na margem paraguaia do Rio Paraná
O problema é especialmente crítico nas imediações do atracadouro situado no limite com o município de Presidente Franco, em frente ao centro de Foz do Iguaçu.
No local, é frequente ver condutores de caminhões de pequeno porte despejando materiais como entulho e lixo comum, posteriormente incendiados. Nos períodos de maior vazão do Rio Paraná, os volumes são arrastados pela correnteza.
De acordo com a prefeitura de Ciudad del Este, a conversa com os moradores também teve o objetivo de conscientizar sobre a irregularidade e os riscos da prática.
O poder público local afirma que está coordenando uma ação conjunta com outras instituições, como a prefeitura de Presidente Franco, o governo do Alto Paraná, a Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), a Polícia Nacional e o Ministério Público do Paraguai, para eliminar de vez o problema.
Para as próximas semanas, o cronograma inclui a limpeza de todo o perímetro entre a ponte do Arroio Saltito e o cais à beira do Paranazão, com o uso de máquinas pesadas, gruas e outros equipamentos de logística fornecidos pelas entidades participantes.