Autoridades paraguaias e argentinas mantiveram, no início desta semana, uma reunião de trabalho no Consulado do Paraguai em Puerto Iguazú.
Em pauta, a proposta de criação do Comitê de Integração Fronteiriça, formado por representantes das cidades de Presidente Franco (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).
De acordo com o portal La Voz de Cataratas, o colegiado terá como objetivo debater temas relacionados à integração entre as duas cidades, conectadas, atualmente, por um serviço de balsa.
Futuramente, com a abertura completa da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, a ligação entre Presidente Franco e Puerto Iguazú ficará ainda mais curta, via Perimetral Leste e Ponte Tancredo Neves.
Leia também:
Moradores questionam muros de pedras na fronteira com a Argentina
Conforme deliberação, o pedido para a criação do comitê foi levado ao Ministério das Relações Exteriores do Paraguai para formalização.
Puerto Iguazú e Presidente Franco compartilham, ademais de laços comerciais e turísticos, vínculos históricos e culturais. O Marco das Três Fronteiras do Paraguai, por exemplo, está em Presidente Franco, de frente para a foz do Rio Iguaçu.
Participaram do primeiro encontro de trabalho o cônsul do Paraguai em Puerto Iguazú, Miguel Ángel Bello Benítez, e o prefeito de Presidente Franco, Roque Godoy. Já a cidade argentina esteve representada pelo assessor jurídico Harry Foos.

