A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou, nessa quinta-feira (6), declaração que propõe a criação do Ministério da Energia, Minas e Hidrocarbonetos.
Atualmente, o país não conta com uma pasta específica para a área de energia, gerida por uma secretaria (viceministerio) dentro da estrutura do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
A iniciativa de sugerir um ministério específico para o setor partiu do deputado governista Carlos Núñez, do Partido Colorado. Na visão do parlamentar, a área energética tem grande importância para o presente e para o futuro do Paraguai.
Entre os países da região, apenas o Paraguai apresenta excedentes na produção de energia elétrica. A eletricidade que o país não utiliza nas binacionais Itaipu (com o Brasil) e Yacyretá (com a Argentina) é vendida aos sócios nos empreendimentos.
Leia também:
Paraguai e Estados Unidos firmam cooperação na área nuclear
Além disso, o país vizinho possui grande potencial para a geração de energias renováveis, com tecnologias como solar, eólica e biomassa.
O Paraguai também tem recursos inexplorados na área da mineração, com elementos considerados raros, ademais de potenciais jazidas de gás natural no Chaco.
A disponibilidade de energia no Paraguai está atraindo os olhares de grandes investidores internacionais, de ramos como a tecnologia.
Em visita aos Estados Unidos, o vice-presidente paraguaio, Pedro Alliana, comunicou que empresários da América do Norte estão programando, até o fim do ano, uma visita ao Paraguai para avaliar investimentos no setor energético do país.

