H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai pede ao Brasil devolução de troféus e arquivos da guerra

Paraguai

Entrevero diplomático

Paraguai pede ao Brasil devolução de troféus e arquivos da guerra

Governo do Paraguai entregou, nessa sexta-feira (31), nota oficial ao embaixador do Brasil em Assunção, José Antonio Marcondes.

2 min de leitura
Paraguai pede ao Brasil devolução de troféus e arquivos da guerra
Reunião convocada pelo governo do Paraguai. Foto: Gentileza/Ministério das Relações Exteriores

Em meio à polêmica gerada por declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo do Paraguai entregou, nessa sexta-feira (31), nota oficial ao embaixador brasileiro no país, José Antonio Marcondes.

No documento, o país repudia a fala de Lula sobre a invasão a Corumbá (MS), em 1865. Cita, ademais, que a devolução do espólio da Guerra da Tríplice Aliança seria um gesto de amizade.

Em poder do Brasil, por exemplo, estão dois canhões (considerados de grande valor histórico pelo Paraguai) e documentos anteriores à guerra (1865–1870).


A entrega da carta ao embaixador do Brasil contou com a presença do vice-presidente, Pedro Alliana, que deu declarações à imprensa.

Leia também:
Caminhoneiros anunciam protesto na Ponte da Integração no dia 3 de agosto

“Com esse espírito, o Paraguai expressa sua boa vontade e considera que a devolução dos troféus de guerra, bem como cópias dos documentos históricos, seria um gesto apreciado e uma valiosa contribuição ao processo de reconciliação”, afirmou.

“Por isso, reafirmamos nossa vontade de manter um diálogo franco, respeitoso e construtivo. A história não deve servir para dividir nossos povos, mas para aprendizagem, como ponto de partida para construir um futuro de entendimento, prosperidade e cooperação para Paraguai e Brasil”, complementou.


Lula falou sobre a guerra, no dia 24, ao visitar uma fábrica de armamentos em São Paulo. Na ocasião, recordou a invasão a Corumbá, em janeiro de 1865. O movimento pegou de surpresa o governo imperial brasileiro, como mostra de que o Brasil precisa de um setor forte na área de defesa.

Para ler o que o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai publicou sobre o caso, em espanhol, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário