O período de carnaval trouxe milhares de turistas brasileiros e argentinos à região trinacional de fronteira, beneficiando também o comércio do Paraguai. Logo
Leia também:
Carnaval é feriado no Paraguai? As lojas abrem em Ciudad del Este?
Em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, o movimento no turismo começou ainda na sexta-feira (13), com a chegada dos primeiros viajantes. Entre sábado (14) e terça-feira (17), a Ponte Tancredo Neves, entre Brasil e Argentina, registrou movimento acima do normal.
Além das Cataratas do Iguaçu, um dos passeios mais populares no período foi a ida às compras no Paraguai, nas lojas da área central de Ciudad del Este.
No sábado e na segunda-feira (16), principalmente, houve fila quilométrica para a travessia da Ponte da Amizade. Em Foz do Iguaçu, o congestionamento ultrapassou a trincheira da Avenida Paraná, chegando a mais de três quilômetros de extensão.
Entre os itens mais procurados no comércio do Paraguai, destaque para os produtos eletrônicos, como celulares e novidades tecnológicas. Mercadorias como brinquedos, cosméticos, perfumes e bebidas também tiveram grande saída.
Em declarações reproduzidas pelo jornal La Clave, Víctor López, vendedor que atua na região do Paseo San Blas, comemorou o bom movimento.
“No carnaval, muitos brasileiros não vão para o Rio de Janeiro, mas vêm para cá fazer suas compras. Sempre temos muito movimento nesta época. Graças a Deus, estamos aproveitando ao máximo”, afirmou.
No caso dos brasileiros, o recuo na cotação do dólar frente ao real ajudou a turbinar as vendas nas lojas do Paraguai durante o feriadão. Para saber como ficou a cotação do dólar no período, clique aqui. Logo

