
O Paraguai celebrará, na próxima semana, os 214 anos de sua independência nacional. Conforme o calendário cívico do país, as comemorações acontecerão em dois dias, 14 e 15 de maio, quarta e quinta-feira.
Leia também:
Paraguai: brasileiros lideram pedidos de residência no país
Em Ciudad del Este, o desfile cívico-militar na Avenida Bernardino Caballero está marcado para quarta-feira (14), a partir das 8h.

Entretanto, a programação começará um pouco mais cedo, às 7h, com um ato protocolar encabeçado por autoridades locais, regionais e nacionais do Paraguai.
De acordo com a prefeitura de Ciudad del Este, cerca de 15 mil estudantes, de 51 instituições educativas, passarão pela avenida.
Está prevista, ainda, a presença da 3.ª Divisão de Infantaria do Exército do Paraguai, bem como de pioneiros da cidade e de ex-trabalhadores de Itaipu.
Especialmente no dia 14, tal como observado nos anos anteriores, a previsão é de pouca atividade comercial em Ciudad del Este.
Em outros municípios da região metropolitana, como Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazú, também haverá desfiles em homenagem à independência do Paraguai.
Sobre a independência do Paraguai
Na noite de 14 de maio de 1811, lideranças nacionalistas do Paraguai participaram de um movimento para derrubar o domínio colonial da Espanha. A conclusão da ação ocorreu na madrugada do dia 15, motivo pelo qual o país comemora a independência em dois dias.
A Casa da Independência, localizada no centro da capital, Assunção, recorda a história da jornada que culminou com a deposição do governador espanhol.
A aceitação internacional da independência do Paraguai, contudo, só viria nas décadas seguintes. Após conversações com o governo de Assunção, os vizinhos Bolívia (1843), Brasil (1844) e Argentina (1852 e 1856) reconhecerem oficialmente o novo país.