Paraguai reforça fiscalização de crianças e adolescentes na fronteira

Equipes de órgãos públicos estão na cabeceira da Ponte da Amizade para verificar documentos e autorização de viagem.

Apoie! Siga-nos no Google News

Equipes de órgãos públicos do Paraguai deram início, nessa quarta-feira (25), a uma operação especial na fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, para impedir a circulação de menores desacompanhados ou sem a documentação necessária para a travessia internacional.

Leia também:
Fiscalização eletrônica em 13 pontos entra em operação nesta sexta em Foz – veja a lista

A mobilização inclui entidades como a Direção Nacional de Migrações (DNM), Ministério da Criança e da Adolescência (Minna), Conselho dos Direitos da Criança e da Adolescência de Ciudad del Este (Codeni), Ministério Público e Polícia Nacional.

Procedimento também tem caráter educativo. Foto: Gentileza/DNM
Procedimento também tem caráter educativo. Foto: Gentileza/DNM

“Com essa iniciativa, trabalha-se para identificar e prevenir crimes como tráfico de pessoas e tráfico de migrantes, além de verificar a situação migratória de cidadãos nacionais e estrangeiros que entram ou saem do país usando a modalidade de trânsito livre com o Brasil”, informa a DNM.

Cada criança ou adolescente precisa estar identificado com um documento oficial de seu país, além de estar acompanhado pelos responsáveis legais. Se um dos responsáveis estiver ausente, é necessária uma autorização de viagem.

Conforme o balanço divulgado, somente nas primeiras horas de controle, 15 menores entre 6 meses e 14 anos foram barrados por falta de documentos ou devido à ausência dos pais. A fiscalização continuará pelos próximos dias, em horários aleatórios.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.