Após protestos, Supercarretera ganhará iluminação no Paraguai

Trecho entre as usinas de Itaipu e Acaray, no acesso à cidade de Hernandarias, receberá 453 luminárias com tecnologia LED.

A Supercarretera (Rodovia PY07) receberá iluminação no perigoso trecho entre as usinas hidrelétricas de Acaray e Itaipu, no Paraguai, município de Hernandarias.

Leia também:
Paraguai apreende maconha escondida em caminhão de cerveja

A assinatura do acordo para a obra ocorreu na manhã dessa sexta-feira (7), após seguidas manifestações de moradores das áreas vizinhas.

Orçado em G$ 1,4 bilhão (R$ 1,1 milhão), o investimento será dividido entre o governo do Alto Paraná (49,8%) e a estatal Ande (50,2%), que produz e distribui energia no Paraguai.

Conforme o material difundido à imprensa, o projeto contempla 453 luminárias LED, de 240 watts, bem como toda a estrutura de postes, fiação e distribuição.

O início das obras está inicialmente previsto para 17 de março, com prazo de 45 dias para execução e conclusão no mês de maio. A inauguração terá a presença de autoridades nacionais do Paraguai.

A Supercarretera faz a ligação entre Hernandarias e Ciudad del Este, em traçado similar ao da Avenida Tancredo Neves em Foz do Iguaçu.

O trecho considerado mais perigoso no Paraguai é o próximo à usina de Acaray, onde fatores como o excesso de velocidade potencializam os riscos.

Em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color, o governador do Alto Paraná, César “Landy” Torres, destacou a importância do investimento.

“Esta obra não só irá melhorar a visibilidade na rodovia, mas dará segurança para milhares de pessoas que trafegam por ali diariamente”, apontou.

De acordo com os dados do Censo 2022 no Paraguai, Hernandarias tem 83.285 habitantes. Já a região metropolitana de Ciudad del Este, composta por quatro municípios, soma 578.920 moradores. A maioria (325.819) reside em Ciudad del Este.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.