A tão aguardada abertura da Ponte da Integração ao tráfego de veículos poderá passar de dezembro de 2025 para janeiro de 2026. É o que indica a imprensa do Paraguai, em meio ao anúncio do adiamento da agenda bilateral prevista para o final do ano.
Leia também:
BR-277 em Foz do Iguaçu bloqueia meia pista para obra da Perimetral
De acordo com o jornal ABC Color, o encontro entre os presidentes Lula e Santiago Peña, inicialmente programado para os dias 20 ou 21 de dezembro, deverá ficar para janeiro.
Localmente, para esta semana, está marcada uma nova reunião com membros da Comissão Mista Brasil–Paraguai, para debater os próximos passos rumo à abertura parcial da Ponte da Integração.
No entanto, vários pontos seguem indefinidos, como o horário de atuação da estrutura de fiscalização durante as primeiras fases de funcionamento da ponte.
A primeira etapa de abertura prevê, por exemplo, a circulação exclusiva de caminhões vazios (em lastre). O Paraguai defende que a liberação aconteça à noite (das 22h às 5h), enquanto o Brasil prefere a circulação diurna (das 7h às 19h).
Abertura gradual da Ponte da Integração
Após os caminhões vazios, a Ponte da Integração poderá receber, na segunda etapa, a passagem de ônibus de turismo. A liberação completa da via, contudo, ocorreria apenas em 2027, com a conclusão de todas as vias de acesso e estruturas de fiscalização.
Do lado paraguaio, o principal gargalo está relacionado à nova ponte sobre o Rio Monday, localizada no trecho final do anel viário do Corredor Metropolitano del Este.
No lado brasileiro, a rodovia Perimetral Leste já está em fase final de obras, mas infraestruturas como o futuro Porto Seco de Foz do Iguaçu ainda estão em estágio inicial.
A Ponte da Integração está oficialmente concluída desde agosto de 2023, porém segue sem uso devido à continuidade das obras de acesso.

