Localizado na área central de Assunção, o edifício Ahorros Paraguayos está entre as construções mais simbólicas da capital do Paraguai. Nesta terça-feira (5), por volta do meio-dia, um incêndio atingiu a estrutura, utilizada por empresas e repartições públicas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários do Paraguai, as chamas começaram em uma das garagens do subsolo, afetando fios e equipamentos elétricos. Rapidamente, a fumaça chegou aos andares seguintes, por meio dos dutos de ventilação.
Trabalhadores que estavam nos pisos mais baixos saíram rapidamente. Entretanto, pessoas que trabalhavam do quinto andar para cima demoraram para perceber a situação, pois os alarmes de incêndio não dispararam.
Nos momentos de desespero, algumas das pessoas correram para o topo do prédio ou pediram socorro pelas janelas. Conforme a imprensa do Paraguai, um pequeno grupo chegou a saltar para um telhado vizinho, onde funciona uma instituição de ensino.
Leia também:
Paraguai: incêndio atinge bancas de camelôs no centro de Ciudad del Este
Felizmente, os bombeiros controlaram as chamas, dissiparam a fumaça e conduziram a retirada segura de quem trabalhava no local.
Pelo menos 15 pessoas precisaram de atendimento médico, devido à inalação de fumaça. Elas foram levadas a hospitais da capital do Paraguai para acompanhamento das equipes médicas, mas, a princípio, sem risco à vida.
Veículos de comunicação como o canal NPY reportaram que o edifício reprovou na última vistoria de incêndio conduzida pela prefeitura de Assunção.
Os administradores do prédio ainda estariam no período para a realização das melhorias requisitadas pelos fiscais. Em razão do incêndio, contudo, a estrutura ficará interditada por tempo indeterminado.

