Paraguai prorroga decreto com medidas sanitárias contra a covid-19

Documento estende as normas anteriores até 18 de janeiro - Foto: Agência IP

Normativa do governo federal é válida em todo o território paraguaio; acesse o documento na íntegra.

O governo federal do Paraguai estendeu até 18 de janeiro a validade das medidas sanitárias específicas de enfrentamento da pandemia de covid-19 no país vizinho. O Decreto nº 6.563, dessa terça-feira, 4, foi assinado pelo presidente Mario Abdo Benítez.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A norma estabelece a manutenção das disposições sanitárias anteriores, resume a governamental Agência IP de informação. Com efeito, reforça o uso obrigatório de máscaras de proteção em lugares fechados e em vias públicas, bem como no transporte público.

Comércios, indústrias, escritórios e centros de trabalho e serviços devem operar com ambientes ventilados, implementando a higienização das mãos entre as equipes e o uso permanente de máscara. Na gastronomia, além dessas medidas, deve-se priorizar o atendimento ao ar livre e mesas com distanciamento de 1,5 metro.

Segundo o documento do governo paraguaio, serão incentivadas as modalidades de venda por entrega em domicílio ou delivery. Ainda será estimulado o sistema de passar e retirar os produtos nos estabelecimentos, evitando a permanência nos locais.

Os encontros e as atividades em residências particulares devem reunir no máximo 25 presentes. As instituições educativas precisam seguir o protocolo de medidas de segurança sanitária aprovado pelo Ministério da Saúde do Paraguai.

Conforme o último informe epidemiológico, o Paraguai soma 470 mil contágios por covid-19, a partir de março de 2020. Desde o final do ano, o país registra crescimento do número de casos da doença, com 1.021 novos diagnósticos apenas em 30 de dezembro do ano passado.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.