Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Ponte da Amizade agigantou Foz do Iguaçu e Ciudad del Este

Paraguai

Ponte da Amizade agigantou Foz do Iguaçu e Ciudad del Este

Em pleno século 19, o sábio Moisés Bertoni já falava em ligar Brasil e Paraguai; ponte fez surgir bairro Obrero, em Ciudad del Este, e Jardim Jupira e Vila Portes, em Foz

3 min de leitura
Ponte da Amizade agigantou Foz do Iguaçu e Ciudad del Este
Para historiadora, ponte vai além da edificação. Foto: Marcos Labanca

Para o cientista suíço Moisés Bertoni, o tempo, talvez, parecesse acelerado. Já no final do século 19, vivendo em meio à selva na região de Presidente Franco, no Paraguai, ele registrou em uma carta a necessidade de construir uma rodoferrovia ligando Brasil e Paraguai.

Leia também:
Ponte da Amizade: histórias e memórias no vaivém entre Brasil e Paraguai
Quiz H2FOZ: teste seus conhecimentos sobre o aniversário da ponte
Confira cinco datas importantes da construção da Ponte da Amizade

Publicidade

Autor de 524 obras, entre livros, folhetos e textos científicos, o sábio já vislumbrava uma transposição para as turbulentas águas do Rio Paraná. Ele morreu em 1929, não a tempo de ver a ligação, que acabou materializando-se em uma ponte.

O registro deixado por Bertoni faz parte da pesquisa da historiadora Milena Mascarenhas, autora do livro História da Ponte Internacional da Amizade: Representações Espaço Binacional.

Ponte da Amizade
Ponte facilita mobilidade, trocas comerciais e culturais. Foto: Marcos Labanca

Resultado de uma tese de doutorado, a obra traz um panorama sobre a história da Ponte da Amizade e revela que, já por volta de 1956, quando tiveram início os acordos para construir a ponte, pensava-se em construir uma segunda ponte justamente na região de Presidente Franco, onde atualmente está edificada a Ponte da Integração.  

ASSISTA À ENTREVISTA:

Publicidade


A obra só não foi feita em Franco naquela época porque estudos técnicos apontaram a inviabilidade técnica para a construção da via, relata Milena. “Foi acordado então que se houvesse uma segunda ponte, a edificação seria em Presidente Franco”, completa. 

Foz do Iguaçu reunida para a cerimônia de início das obras da Ponte da Amizade, em outubro de 1956.
Foz do Iguaçu reunida para a cerimônia de início das obras da Ponte da Amizade. Foto publicada por Walter Dysarsz no grupo “Foz do Iguaçu e Cataratas Memória e Fotos Atuais”.

“Se o rio é uma fronteira natural, a ponte é a transgressão desse limite. ” Michel de Certeau, historiador francês (1925-1986)

Primeira grande obra fomentou importantes bairros

Primeira grande obra da fronteira Brasil–Paraguai que antecedeu a Itaipu Binacional, a Ponte da Amizade atraiu uma legião de cinco mil trabalhadores para Foz do Iguaçu, uma longínqua cidade no interior do Paraná que ainda engatinhava e tinha parcos 20 mil habitantes.

Publicidade

Foi edificada antes mesmo da BR-277, que ligou Foz do Iguaçu a Curitiba, trazendo mobilidade e dinamismo à região, diz a historiadora.

Movimento na construção da PIA
Movimento na ponte em construção. Foto: Arquivo Receita Federal

A ponte, segundo Milena, impulsionou o surgimento da Vila Portes, Jardim Jupira e do bairro Obrero, em Ciudad del Este, que hoje fica na região do Estádio 3 de Febrero, a cerca de três quilômetros da Ponte da Amizade.

Vila Portes (Foto: Marcos Labanca/arquivo)

Primeiro conglomerado residencial urbano de Ciudad del Este, o bairro Obrero começou a despontar em 1961, quando trabalhadores que viviam em cabanas improvisadas nas proximidades do Rio Paraná precisaram ser realocados para a primeira inauguração da ponte.

Do lado de cá, a movimentação de trabalhadores contribuiu para a criação de pequenas escolas e moradias, que se tornaram embriões para o Jardim Jupira e Vila Portes, cuja pujança comercial chegou com a exportação de mercadorias para o Paraguai, só possível porque uma ponte, a da Amizade, já estava de pé.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br