Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Ponte da Integração só para caminhões? Autoridades do Paraguai são contra

Paraguai

Abre ou não abre?

Ponte da Integração só para caminhões? Autoridades do Paraguai são contra

Junta (Câmara) Municipal de Presidente Franco promoveu debate sobre o tema, com a presença de ex-prefeitos e lideranças locais.

2 min de leitura
Ponte da Integração só para caminhões? Autoridades do Paraguai são contra
Vista da cabeceira paraguaia da Ponte da Integração. Foto: Gentileza/MOPC Paraguay

Em sua última visita à fronteira, na semana passada, o governador do Paraná, Ratinho Junior, disse preferir que a Ponte da Integração receba o tráfego de caminhões.

Leia também:
Paraguai entrega as chaves da aduana da Ponte da Integração

Publicidade

Autoridades do Paraguai interpretaram as declarações como um possível retrocesso. Na década passada, ainda antes do início da construção da ponte, havia uma proposta para que a nova ponte fosse exclusiva para a passagem de veículos pesados.

Publicidade

Nessa quarta-feira (17), a Junta (Câmara) Municipal de Presidente Franco recebeu ex-prefeitos e lideranças locais para um debate sobre a Ponte da Integração.

Lucio Vera, vereador de Presidente Franco, apontou que a cidade não pode permitir a abertura da ponte somente para caminhões. De acordo com Vera, tal situação frustraria os planos de desenvolvimento econômico do município.

Publicidade

“A abertura da Ponte da Integração representa o desenvolvimento turístico, econômico e comercial para toda a cidade, mas esta mensagem preocupa. Não podemos permitir que passem apenas caminhões, porque aí nos ajoelharíamos diante dos brasileiros”, afirmou.

Já o ex-prefeito Gregorio Areco alegou, em declarações ao jornal ABC Color, que existe uma “força oculta” que tenta impedir o turismo de compras na cidade.

Publicidade

“Querem jogar na nossa cidade os caminhões, em vez de nos dar a possibilidade de receber turistas”, reclamou. “Se não nos mantivermos em alerta, a cidade ficará eternamente condenada à condição de cidade-dormitório.”

Audiência com o presidente do Paraguai

Como resultado do debate sobre a Ponte da Integração, que também teve a participação de representantes do Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran), os vereadores definiram que pedirão uma audiência com o presidente Santiago Peña.

Obras como a aduana de Presidente Franco já estão concluídas, mas uma ponte sobre o Rio Monday, afluente do Rio Paraná, tem término previsto somente para o final de 2026.

Autoridades brasileiras e paraguaias estão trabalhando, neste momento, para a definição de um cronograma de abertura parcial da Ponte da Integração. Do lado brasileiro, acredita-se que a maior parte da Rodovia Perimetral Leste fique pronta ainda em 2025.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário