H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Ponte da Integração: vereador do Paraguai questiona postura do Brasil

Paraguai

Próxima fase

Ponte da Integração: vereador do Paraguai questiona postura do Brasil

Presidente da Câmara Municipal de Presidente Franco, Luis Fernando Vargas vê fatores políticos emperrando a abertura total da Ponte da Integração.

3 min de leitura
Ponte da Integração: vereador do Paraguai questiona postura do Brasil
Atualmente, apenas caminhões vazios (em lastre) e ônibus de turismo podem trafegar pela Ponte da Integração, exclusivamente à noite. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Diante da falta de consenso entre Brasil e Paraguai sobre as próximas etapas de abertura da Ponte da Integração, o presidente da Junta (Câmara) Municipal de Presidente Franco, vereador Luis Fernando Vargas, expressou preocupação.

Na última quarta-feira (3), a reunião da Comissão Mista Brasil–Paraguai terminou sem o anúncio de novidades. Atualmente, a Ponte da Integração está aberta apenas para a passagem de caminhões vazios (em lastre) e ônibus de turismo, exclusivamente à noite.

Em entrevista à rádio La Clave, o vereador da cidade localizada na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração disse ver a influência de fatores políticos. “Tudo indica que há uma questão política por trás dessa negativa permanente do Brasil”, analisou.

Na visão de Vargas, o setor de transporte de cargas exerce forte influência na postura brasileira de não liberar a circulação de carros de passeio. Vargas desacreditou, ademais, o argumento de que Presidente Franco não está preparada para a abertura da ponte.

Leia também:
Brasil e Paraguai adiam decisão sobre circulação de cargas na Ponte da Integração

“O Brasil sustenta que o Paraguai não está preparado, mas quem vem verificar a situação se surpreende ao constatar que a infraestrutura necessária [para a passagem de carros pequenos] já existe”, afirmou.

O atual impasse sobre a Ponte da Integração diz respeito à terceira etapa de liberação do trânsito. O Brasil defende a ampliação do tráfego de cargas, enquanto o Paraguai quer que moradores da região e turistas possam trafegar pela nova via.

Para ver a íntegra do que falou o vereador à rádio La Clave (em espanhol), clique aqui.

Publicidade

Dança da Ponte da Integração

Já o jornal ABC Color reproduziu declarações do representante do Itamaraty na última reunião da Comissão Mista, Daniel Falcon Lins. De acordo com o diplomata, Brasil e Paraguai querem dançar, porém ainda falta consenso quanto ao ritmo.

“Precisamos afinar as duas visões sobre a Ponte da Integração”, argumentou. “Temos que avançar com cuidado, porque se trata de uma questão muito complexa.”

“Em um futuro não tão distante, teremos uma ponte que será modelo de funcionamento não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul”, vaticinou o diplomata.

Para o próximo dia 19 de junho, Brasil e Paraguai pretendem anunciar novidades quanto à próxima etapa de abertura da Ponte da Integração.

Para ler a matéria do ABC Color (em espanhol), na íntegra, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário