
O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai anunciou que as obras do novo porto seco já estão com 98% de execução. A estrutura em Presidente Franco fica a cerca de três quilômetros da cabeceira da Ponte da Integração.
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Conforme o MOPC, o porto seco terá capacidade para atender, em média, mil caminhões por dia, em operações de entrada e saída do país.

A construção integra o conjunto de seis lotes de obras de conectividade à Ponte da Integração na margem paraguaia do Rio Paraná.
O pacote completo inclui a aduana na cabeceira da ponte, o porto seco, os acessos urbanos a Presidente Franco, um anel viário com mais de 30 quilômetros de rodovia duplicada e uma ponte sobre o Rio Monday.
Orçadas em US$ 212 milhões, as obras de acesso à Ponte da Integração contam com recursos de um empréstimo contraído pelo Paraguai. O financiamento, de acordo com o MOPC, está a cargo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
“Essa infraestrutura será um ponto estratégico para a logística binacional Paraguai–Brasil, representando um marco na modernização do sistema de transporte fronteiriço”, descreve o ministério.

Acesso à Ponte da Integração
O Corredor Metropolitano del Este tem previsão de entrega gradual ao longo de 2025 e 2026. Porto seco, aduana e vias urbanas entre a Ponte da Integração e Presidente Franco já estão praticamente concluídos, mas os demais lotes ainda patinam.
As rodovias dos lotes I e II, por exemplo, têm estimativa de término para o final de 2025. Já a ponte sobre o Rio Monday, cuja construção começou mais tarde, tem conclusão estimada somente para 2026.