Típico do Paraguai, o vorí-vorí (ou borí-borí, dependendo da escrita) ficou em primeiro lugar na lista de melhores pratos da temporada 2025–2026, elaborada pelo portal Taste Atlas, que compila receitas de todo o planeta.
Leia também:
Chipa atravessa a fronteira e cai no gosto dos iguaçuenses
De acordo com o Taste Atlas, o prato paraguaio alcançou classificação média de 4,64, de um total de cinco pontos possíveis. A metodologia utilizada pelo portal levou em conta apenas avaliações feitas por usuários reais, que experimentaram o prato avaliado.
Além disso, o Taste Atlas afirma que seu algoritmo está treinado para identificar situações como votações nacionalistas ou tentativas de manipulação por robôs.
O vorí-vorí está descrito pelo portal como “a icônica sopa de galinha paraguaia com bolinhos de fubá recheados com queijo”.
“Com raízes na tradição culinária guarani, o vorí-vorí se destaca como uma das poucas sopas da região que utiliza bolinhas densas de fubá enriquecidas com queijo, em vez de macarrão ou legumes”, apontou.
Angie Duarte, ministra do Turismo do Paraguai, comemorou a conquista. “Celebramos com enorme alegria que nosso prato tenha sido escolhido como o número 1 do mundo. Uma homenagem à cozinha feita com alma, história e sabor paraguaio”, afirmou.
Em seu perfil nas redes sociais, o presidente Santiago Peña também elogiou a escolha. “Sem dúvidas, o vorí-vorí é um prato extraordinário que todos deveriam provar”, declarou Peña, aproveitando para convidar os viajantes que ainda não conhecem o Paraguai.
Em 2023 e 2024, o vorí-vorí já tinha figurado no topo ou nas primeiras colocações do Taste Atlas, em listas como a das melhores sopas do mundo.

