Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai: prefeitura de Ciudad del Este suspende loja após denúncias de fraudes

Paraguai

Paraguai: prefeitura de Ciudad del Este suspende loja após denúncias de fraudes

Estabelecimento na Rua Regimiento Piribebuy, na área central de Ciudad del Este, não tinha sequer nome na fachada.

2 min de leitura
Paraguai: prefeitura de Ciudad del Este suspende loja após denúncias de fraudes
Carlos Cantero, chefe da Divisão de Fiscalização Tributária da prefeitura de Ciudad del Este, assinou a ordem de suspensão. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Publicidade

Fiscais da prefeitura de Ciudad del Este determinaram, nessa quarta-feira (19), a suspensão das atividades de uma loja na Rua Regimiento Piribebuy. O estabelecimento não tinha sequer placa de identificação na fachada.

Leia também:
Guia de segurança para turistas em Foz do Iguaçu e na fronteira

Publicidade

De acordo com o boletim, a autuação ocorreu após denúncias de fraudes praticadas contra turistas na região da Ponte da Amizade.

O caso mobilizou servidores do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor e da Divisão de Fiscalização Tributária, bem como das forças policiais de Ciudad del Este.

Conforme os relatos, o salão comercial era usado para aplicar golpes em turistas, como vendas fraudulentas, ameaças e extorsão.

Publicidade

“Tomamos essa medida em resposta a reiteradas denúncias apresentadas por turistas, principalmente argentinos, que reportaram supostas fraudes”, diz a prefeitura de Ciudad del Este, em material enviado à imprensa.

Carlos Cantero, chefe da Divisão de Fiscalização Tributária, relatou que a suspensão por tempo indeterminado integra as ações em defesa do consumidor.

Publicidade

Fraudes em Ciudad del Este

A tática para praticar golpes inclui a participação dos chamados “guias de compras”, indivíduos que abordam turistas na área central de Ciudad del Este.

Levadas a locais sem identificação ou com reputação duvidosa, as vítimas acabam coagidas a comprar mercadorias de baixa qualidade, por preços inflacionados. Os casos mais graves incluem ameaças, agressões e esvaziamento de contas bancárias.

Associações empresariais de Ciudad del Este cobram, das autoridades locais, ações efetivas contra esse tipo de fraude, que afeta a imagem comercial da cidade.

Guia de segurança na fronteira

Em 2023, entidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este elaboraram um guia com informações úteis e contatos para os turistas que visitam a fronteira.

O material está disponível na internet, para download gratuito (clique aqui para saber mais). A Polícia Nacional do Paraguai mantém uma Divisão de Segurança Turística, com escritório na cabeceira da Ponte da Amizade.

(Com informações da prefeitura de Ciudad del Este)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.