Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai: prefeitura manda fechar loja no centro de Ciudad del Este

Paraguai

Compras na fronteira

Paraguai: prefeitura manda fechar loja no centro de Ciudad del Este

Medida contou com o apoio de camelôs e trabalhadores do entorno, que organizaram um protesto contra os responsáveis pelo empreendimento.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Paraguai: prefeitura manda fechar loja no centro de Ciudad del Este
Aviso afixado pela prefeitura de Ciudad del Este. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Google News iconSiga-nos no Google News

A prefeitura de Ciudad del Este determinou, nessa segunda-feira (12), a suspensão de todas as atividades comerciais em um edifício localizado na Rua Camilo Recalde, a segunda paralela à direita de quem entra no Paraguai pela Ponte da Amizade.

Leia também:
Ônibus de turismo ficam proibidos de circular na Ponte da Amizade a partir do dia 19

Publicidade

A intervenção ocorreu após a constatação de que o edifício não atende aos requisitos de segurança contra incêndios, dispostos pelo poder público de Ciudad del Este. O pano de fundo, porém, está relacionado a uma série de outras situações.

Logo pela manhã, camelôs e trabalhadores da Rua Camilo Recalde fizeram um protesto contra os proprietários de uma loja térrea que utiliza, genericamente, o nome de “iPhone”.

Manifestantes pedem às autoridades de Ciudad del Este providências contra estabelecimentos denunciados por golpes.
Manifestantes pedem às autoridades de Ciudad del Este providências contra estabelecimentos denunciados por golpes. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Conforme os manifestantes, o local é usado para a prática de golpes contra turistas que fazem compras no Paraguai. No último sábado (10), um brasileiro procurou a Polícia Turística em Ciudad del Este para denunciar problemas ao comprar no estabelecimento.

Os manifestantes portavam cartazes com frases como “Fora, golpistas!” e “Que a polícia proteja os trabalhadores da via pública, não os ladrões”.

De acordo com os participantes do protesto, os golpes contra turistas geram má fama e afetam todo o movimento comercial na via. De fato, a Rua Camilo Recalde aparece, frequentemente, na lista de locais a se evitar na área central de Ciudad del Este.

Autoridades policiais acompanharam o procedimento.
Autoridades policiais acompanharam o procedimento. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

Fechamento até segunda ordem

Quanto às questões relacionadas à falta de segurança, a edificação ficará fechada pelo menos até a audiência marcada para quinta (15) no tribunal de infrações municipais. Já as atividades comerciais do local denunciado estão suspensas por tempo indeterminado.

As ações de fiscalização contam com o apoio das principais entidades empresariais de Ciudad del Este, que buscam qualificar a oferta comercial na cidade.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário