Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Protesto no Paraguai pedirá fechamento da Ponte da Integração

Paraguai

Presidente Franco

Protesto no Paraguai pedirá fechamento da Ponte da Integração

No entender dos manifestantes, Ponte da Integração não pode estar aberta sem que as estruturas de acesso estejam prontas no Paraguai.

3 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Protesto no Paraguai pedirá fechamento da Ponte da Integração
No Paraguai, acessos à Ponte da Integração ainda estão incompletos. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Google News iconSiga-nos no Google News

Moradores da cidade paraguaia de Presidente Franco programaram, para esta segunda-feira (19), um protesto na rotatória do bairro Tres Fronteras, próximo à Ponte da Integração.

Leia também:
Empresários do Paraguai cobram melhorias do trânsito na Ponte da Amizade

Publicidade

A manifestação, que conta com o apoio de entidades da sociedade civil organizada, pede o fechamento da ponte fronteiriça, parcialmente aberta desde o dia 20 de dezembro.

Atualmente, o trânsito na Ponte da Integração está permitido somente para caminhões vazios, liberados para cruzar a fronteira no período noturno. Os moradores argumentam, contudo, que mesmo essa movimentação restrita é inviável.

O principal questionamento diz respeito à falta de infraestrutura para absorver o tráfego de caminhões no perímetro urbano de Presidente Franco.

O desenho original prevê acesso à Ponte da Integração pelo Corredor Metropolitano del Este, anel que contorna a área urbana. Entretanto, a rodovia tem previsão de término somente para 2027, com a rota alternativa passando pelo centro da cidade fronteiriça.

O ato na rotatória do bairro Tres Fronteras está previsto para as 17h, com a participação de instituições como o Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran).

Ao jornal ABC Color, o engenheiro Rogelio Rodríguez, integrante do Codefran, disse que a entidade avisou, em várias oportunidades, sobre os problemas de acesso à Ponte da Integração.

“Há mais de dois anos estamos alertando que isso iria ocorrer. As autoridades ignoraram todos os pareceres técnicos e, sob pressão política, habilitaram a passagem, gerando o caos que hoje vive Presidente Franco”, afirmou.

Na semana passada, a Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este emitiu nota pedindo a abertura total da Ponte da Integração. Tal solicitação contrasta com a postura das instituições de Presidente Franco, que atuam no sentido contrário.

Acesso de caminhões à Ponte da Integração

Para tentar minimizar parte dos problemas, a Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP) do Paraguai habilitou, no sábado (17), um pátio específico para que os caminhoneiros possam esperar no local até o horário da travessia.

Conforme as autoridades paraguaias, a estrutura do imóvel, com tamanho equivalente a 28 campos de futebol, ainda está em fase de finalização. Mesmo assim, permitirá aos motoristas mais comodidade no trajeto até a Ponte da Integração.

O Corredor Metropolitano del Este tem estimativa de entrega para os primeiros meses de 2027. Atualmente, o lote mais atrasado diz respeito à nova ponte sobre o Rio Monday, com cerca de 30% de execução do cronograma de obras.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário