Moradores da cidade paraguaia de Presidente Franco programaram, para esta segunda-feira (19), um protesto na rotatória do bairro Tres Fronteras, próximo à Ponte da Integração.
Leia também:
Empresários do Paraguai cobram melhorias do trânsito na Ponte da Amizade
A manifestação, que conta com o apoio de entidades da sociedade civil organizada, pede o fechamento da ponte fronteiriça, parcialmente aberta desde o dia 20 de dezembro.
Atualmente, o trânsito na Ponte da Integração está permitido somente para caminhões vazios, liberados para cruzar a fronteira no período noturno. Os moradores argumentam, contudo, que mesmo essa movimentação restrita é inviável.
O principal questionamento diz respeito à falta de infraestrutura para absorver o tráfego de caminhões no perímetro urbano de Presidente Franco.
O desenho original prevê acesso à Ponte da Integração pelo Corredor Metropolitano del Este, anel que contorna a área urbana. Entretanto, a rodovia tem previsão de término somente para 2027, com a rota alternativa passando pelo centro da cidade fronteiriça.
O ato na rotatória do bairro Tres Fronteras está previsto para as 17h, com a participação de instituições como o Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran).
Ao jornal ABC Color, o engenheiro Rogelio Rodríguez, integrante do Codefran, disse que a entidade avisou, em várias oportunidades, sobre os problemas de acesso à Ponte da Integração.
“Há mais de dois anos estamos alertando que isso iria ocorrer. As autoridades ignoraram todos os pareceres técnicos e, sob pressão política, habilitaram a passagem, gerando o caos que hoje vive Presidente Franco”, afirmou.
Na semana passada, a Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este emitiu nota pedindo a abertura total da Ponte da Integração. Tal solicitação contrasta com a postura das instituições de Presidente Franco, que atuam no sentido contrário.
Acesso de caminhões à Ponte da Integração
Para tentar minimizar parte dos problemas, a Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP) do Paraguai habilitou, no sábado (17), um pátio específico para que os caminhoneiros possam esperar no local até o horário da travessia.
Conforme as autoridades paraguaias, a estrutura do imóvel, com tamanho equivalente a 28 campos de futebol, ainda está em fase de finalização. Mesmo assim, permitirá aos motoristas mais comodidade no trajeto até a Ponte da Integração.
O Corredor Metropolitano del Este tem estimativa de entrega para os primeiros meses de 2027. Atualmente, o lote mais atrasado diz respeito à nova ponte sobre o Rio Monday, com cerca de 30% de execução do cronograma de obras.

